Os Correios estão passando por mudanças e suspenderam temporariamente alguns serviços e formas de pagamento. A partir de agora, as postagens de encomendas e cartas devem ser feitas exclusivamente nas agências físicas da estatal, pois os serviços pelo site e aplicativo estão suspensos por tempo indeterminado.

Outra mudança importante é a forma de pagamento: cartões de crédito e débito não estão sendo aceitos. O único método de pagamento disponível nas agências, por enquanto, é o Pix.

Leia também:

Motivo e ligação com o crime organizado

As medidas foram tomadas após a suspensão do contrato com a fintech Berlin Finance (agora BK Bank), que era a responsável pelos pagamentos com cartão nos Correios desde 2021.

A decisão veio à tona depois que a fintech se tornou alvo da Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal, sob suspeita de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). A investigação revelou um grande esquema de lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis. Segundo a PF, a BK Bank teria movimentado cerca de R$ 46 bilhões de 2020 a 2024 em transações não rastreáveis.

A Receita Federal explicou que empresas como essa eram exploradas pelo crime organizado por operarem em uma área com pouca regulamentação, o que permitia que elas evitassem as obrigações de transparência e fornecimento de informações exigidas de outras instituições financeiras.

Os Correios informaram que estão trabalhando para normalizar os serviços o mais rápido possível.

A paralisação representa um impacto direto nas rotinas operacionais da estatal, especialmente para usuários que dependem dos canais digitais. Até que o serviço seja restabelecido, todas as transações devem ser realizadas presencialmente e com pagamento por meio do sistema instantâneo.

O post Correios suspendem pagamentos com cartão. Motivo chama atenção apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil