Quando a pandemia de Covid-19 atingiu o Brasil em 2020, o período de isolamento para quem estava infectado ou com sintomas, eram de 14 dias. Atualmente, as pessoas com sintomas típicos de covid e diagnosticadas com a doença devem ficar em isolamento, por pelo menos sete dias, sem ter contato nenhum com outras pessoas.
Essa é a recomendação da maioria das entidades de saúde e dos médicos que trabalham na área.
Segundo os especialistas essa é a melhor forma de cortar as cadeias de transmissão do vírus e evitar a transmissão do patógeno para outros indivíduos. Evitando as formas graves da doença (como hospitalização, intubação e morte).
No entanto, é preciso observar que a quarentena depende muito de uma série de características e condições individuais.
Em alguns casos, cinco dias de isolamento podem ser aceitáveis. Em outros pode ser necessário um isolamento de dez dias.
Os médicos orientam que quando você recebe um resultado positivo, não deve fazer testes rápidos todos os dias para ver se é possível sair da quarentena antes do prazo estipulado.
Isolamento
Veja a seguir os tipos de isolamento de acordo com o Ministério da Saúde, que estipula, cinco, sete ou dez dias.
Isolamento de cinco dias
O isolamento num período de cinco dias é destinado para quem não está com sintoma nenhum e não tem contato com pessoas de alto risco para as formas graves da covid (como idosos e imunossuprimidos).
Após o quinto dia, estando bem, sem febre e nem fez uso de remédios antitérmicos (que controlam a temperatura do corpo – como ácido acetilsalicílico, dipirona, ibuprofeno e paracetamol) nas últimas 24 horas, faça um novo teste.
O resultado sendo negativo, a pessoa não precisará voltar para o isolamento.
No resultado positivo, será necessário continuar em isolamento por mais cinco dias.
Isolamento de sete dias
O isolamento de sete dias é recomendado para quem está com sintomas de covid leves e moderados. Neste caso, após sete dias completos desde o início dos sintomas ou de ter feito o teste positivo, faça uma nova avaliação para saber se está se sentindo bem, não está com febre e nem fez uso de medicamentos nas últimas 24 horas. Estando bem, o isolamento pode ser interrompido.
Não será preciso fazer um teste de novo ao final da quarentena.
Isolamento de dez dias
Esse teste é indicado para quem convive com pessoas que apresentam alto risco de desenvolver formas mais graves de covid (como idosos e imunossuprimidos).
Se você ainda estiver com sintomas no sétimo dia, faça um novo teste rápido ou o RT-PCR.
Se o resultado desse teste der positivo, mantenha o isolamento até o décimo dia.
Se o resultado der negativo e os sintomas melhorarem (e não há febre ou uso de antitérmicos nas últimas 24 horas) é possível sair do isolamento.
Sintomas da Covid
Sintomas mais comuns:
Febre
Cansaço
Perda de paladar ou olfato
Sintomas menos comuns:
Dores de garganta
Dor de cabeça
Dores e desconfortos
Diarreia
Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos
Olhos vermelhos ou irritados
Sintomas graves:
Dificuldade para respirar ou falta de ar
Perda da fala, mobilidade ou confusão
Dores no peito
Procure atendimento médico imediatamente se apresentar sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
Original de Clique Vida
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui