As mudanças bruscas de temperatura, do calor para o frio, do verão para o outono, acabam causando diversas doenças respiratórias que são responsáveis pelo aumento na internação de crianças.
O possível causador disso tudo, pode ser um Vírus Sincicial Respiratório, o VSR. O nome é difícil, mas as duas complicações que ele causa são bem conhecidas: pneumonia e bronquiolite.
Dados da Fiocruz mostram que, na semana de 19 a 25 de março, houve aumento das internações por infecções causadas pelo VSR em 14 estados e no Distrito Federal.
A maioria dos casos atingiu crianças até os 4 anos. Conheça mais sobre as doenças causadas pelo VSR.
Leia Também: Campanha De Vacinação Contra Influenza Começou Nesta Segunda-Feira
Pneumonia
Pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões, causada por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes infecciosos.
A doença pode ser leve a grave, e os sintomas incluem febre, tosse, falta de ar, dor no peito e fadiga.
A pneumonia pode ser adquirida na comunidade, o que significa que foi contraída em locais como escolas, locais de trabalho ou comunidades em geral, ou pode ser adquirida no hospital, o que significa que foi contraída durante uma estadia no hospital.
O tratamento depende da causa da pneumonia, mas geralmente envolve antibióticos, medicamentos para aliviar os sintomas e repouso adequado.
A prevenção pode incluir uma boa higiene das mãos e evitar o contato próximo com pessoas doentes.
Leia Também: Conscientização Sobre O Mal De Parkinson Será Destaque Durante A Semana
Bronquiolite
Bronquiolite é uma inflamação aguda das vias aéreas inferiores (bronquíolos), que afeta principalmente crianças menores de 2 anos de idade.
A bronquiolite começa com sintomas semelhantes aos de um resfriado, como coriza, tosse, febre baixa e dificuldade para se alimentar.
Em seguida, a criança pode apresentar chiado no peito, respiração rápida e curta, falta de ar e cianose (coloração azulada da pele ou dos lábios).
O tratamento da bronquiolite é sintomático, ou seja, tem como objetivo aliviar os sintomas.
Em casos mais graves, pode ser necessário internar a criança em um hospital para monitorar a respiração e administrar oxigênio.
A prevenção da bronquiolite inclui medidas como a lavagem frequente das mãos, o aleitamento materno e a vacinação contra o VSR em casos de crianças com maior risco de desenvolver a doença.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui