Se a sua intenção é empreender, já deve ter percebido que comprar empresas é uma tarefa um pouco complicada, uma vez que antes de efetivar o negócio é preciso passar por umas etapas.
Todavia, há uma forma simples de conseguir uma solução para este problema antes mesmo que ele apareça: a busca de muita informação para ter certeza de que não irá correr nenhum risco.
A seguir, vamos falar sobre esse tema. Acompanhe!
Comprar empresa em funcionamento
Antes de conhecer as etapas de um processo de compra de empresas no Brasil é importante entender os motivos que levam uma empresa a ser vendida. Esses podem ou não ser um sinal de que esse investimento vai dar certo.
De acordo com o Sebrae, um dos principais motivos de venda é a falta de planejamento ou capacidade para administrar o negócio. Isso porque o empresário precisa de ambas as ações para manter sua empresa.
Nesse sentido, somente a vontade de empreender leva à falência que, nesses casos, é praticamente inevitável, forçando o dono ou os donos a vender sua empresa para outras pessoas.
Cuidados antes de comprar uma empresa
Entenda bem, antes da compra é necessário checar algumas informações fiscais e contábeis para não “entrar numa furada”, como se diz no popular.
Nessa linha, o Código Civil Brasileiro é bem claro e diz que o novo dono ou sócio torna-se responsável por sanar quaisquer problemas em aberto. Portanto, busque descobrir:
- Se a empresa tem um CNPJ;
- Se a empresa possui algum débito fiscal;
- Se está sendo processada por algum motivo;
- Se possui alguma dívida com funcionários, em relação a férias, por exemplo;
- Se possui boa relação com seus fornecedores e clientes.
A próxima etapa é a checagem de documentação. É necessário averiguar tudo que for possível em relação a toda documentação da empresa, desde contratos e carteira de clientes até dados fiscais. Nesse último caso, a ajuda de um bom escritório de contabilidade é fundamental.
Outra recomendação é fechar um acordo de confidencialidade. Isso indica que você não usará as informações sigilosas da empresa em questão para qualquer outra finalidade que não seja a tomada de decisões sobre compra-la ou não.
Outro ponto importante é verificar os contratos em vigor. Se a empresa já possui algum contrato de concessão ou um arrendamento atual para o local onde está instalada, esteja ciente de que você terá duas escolhas: assumir os pactos existentes ou negociar novos contratos.
Analise as declarações fiscais da empresa nos últimos cinco anos. Isso irá ajudá-lo a verificar a rentabilidade real do negócio e ficar ciente de qualquer tipo de responsabilidades fiscais e dívidas.
Conclusão
Conte com a ajuda de um contador para avaliar contabilmente a situação financeira e patrimonial da empresa. Examine o Balancete ou Balanço da empresa. Nos demonstrativos existem as estruturas denominadas como Ativo e Passivo. Dessa forma, você poderá conseguir ter uma maior clareza das informações que estão sendo apresentadas.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Cuidados fiscais antes de comprar uma empresa apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui