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A cultura de uma empresa pode influenciar muito em todo o seu ambiente e nas relações entre colaboradores, fornecedores e clientes. Por isso, é fundamental que uma empresa tenha uma estrutura empresarial eficiente e adequada.

Para isso, a cultura organizacional tanto vertical como horizontal pode auxiliar nesse processo. Mas você sabe quais as diferenças entre os tipos de cultura?

Para esclarecer todas as suas dúvidas, separamos as principais diferenças entre cultura vertical e horizontal.

Continue a leitura e confira!

O que é Cultura Organizacional?

A cultura de uma empresa leva em consideração hábitos, crenças e valores que são todos compartilhados dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, ela pode determinar o comportamento dos seus colaboradores, definir quais negócios serão fechados ou quais clientes serão atendidos, por exemplo.

Além disso, a cultura de uma empresa pode ser caracterizada como vertical ou horizontal.

Leia a explicação sobre elas a seguir!

Cultura Vertical

A cultura organizacional vertical é bem mais tradicional e utilizada pelas empresas.

Ela é composta por níveis hierárquicos bem definidos, com a maioria dos colaboradores executando a sua função sem questionar as decisões.

Normalmente, as empresas que adotam uma cultura vertical não são consideradas muito inovadoras, porque todas as decisões e ideias partem dos cargos mais altos, o que às vezes pode não possibilitar a discussão e interação dos colaboradores.

Portanto, ela possui cargos bem definidos e é considerada um pouco conservadora, por ter aquela visão de cima para baixo.

Cultura Horizontal

Na cultura organizacional horizontal os colaboradores têm mais autonomia na tomada de decisão, tendo um formato de estrutura organizacional menos hierárquico.

Uma empresa que promove a cultura organizacional toma as decisões em conjunto com a participação de todos os colaboradores dos setores envolvidos. Além disso, reporta diretamente somente a uma pessoa, diminuindo a burocracia de comunicação dentro da empresa.

Com isso, oferece liberdade para que todos os colaboradores possam contribuir da melhor maneira possível, buscando soluções baseadas nos seus conhecimentos e, por isso, as empresas investem mais em talentos e capacitação.

Quais as principais diferenças entre cultura Horizontal e Vertical?

Veja a seguir:

1 – Comunicação interna

A comunicação na cultura horizontal é ampla entre todos da empresa, enquanto na vertical pode ser mais limitada.

2 – Tomada de decisão

Os líderes são quem tomam as decisões na empresa com cultura vertical, enquanto na horizontal todos têm autonomia para decidir o que é melhor para a empresa e para sua área.

3 – Organização e Hierarquia

A empresa com cultura horizontal acredita que todos podem contribuir com melhorias, através das suas ideias. Já na cultura vertical, normalmente as ideias vêm dos cargos de alta direção.

Qual o melhor modelo de Cultura Organizacional?

Para definir qual modelo de cultura adotar para a sua empresa é preciso verificar fatores, como o perfil dos gestores e as características do seu negócio.

Você deve analisar qual a cultura organizacional que a sua empresa quer seguir, lembrando que a cultura horizontal cultiva valores e trabalho em equipe, enquanto a vertical prioriza o respeito pela hierarquia.

Faça uma análise do perfil dos gestores da sua empresa, verificando se eles são capazes de tomar as melhores decisões e se tem mais facilidade para motivar ou alinhar os colaboradores.

Por fim, verifique o perfil do seu negócio e tudo que envolve o dia a dia da empresa, para assim identificar qual linha de cultura organizacional a ser seguida.

Por Alessandra Leite

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Fonte: Jornal Contábil
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