Curitiba, que foi a primeira cidade a trabalhar a metodologia espanhola de Destinos Turísticos Inteligentes no país, também será a primeira a sediar, no Brasil, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). A capital paranaense será palco do evento entre os dias 17 e 19 de março de 2024. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (28), durante a 50ª edição da Abav, maior feira de turismo da América Latina.
A FIDI 2024 irá oferecer uma experiência completa da cidade por parte dos participantes. As ações ocorrerão em diversos locais do centro histórico da cidade para que os participantes aprendam, compartilhem experiências, gerem laços estratégicos e descubram os recantos mais fascinantes da cidade. Durante os três dias serão mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais que farão exposições sobre modelos de Destinos Inteligentes.
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, explica que desde 2016 a metodologia DTI tem sido trabalhada na capital. “Recebemos um incentivo do governo do estado para inovar e ampliar a imagem da cidade além do Turismo de Negócios. Observamos a necessidade de trabalhar nossa Curitiba além dos cartões postais e atuamos em diversos eixos como governança, acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia”, explicou.
A capital paranaense é uma das 12 cidades que fazem parte do Programa Turismo Futuro Brasil, promovido pelo Sebrae e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem como objetivo fortalecer os negócios da área do turismo nessas cidades, tornando o destino mais inteligente para visitantes sem excluir, por conta dessa intervenção, os próprios moradores.
Para ser um destino inteligente é preciso seguir alguns critérios, como criar cidades mais humanas e inteligentes, que tenham uma gerência sobre o território de forma inovadora e que coloquem a qualidade de vida dos moradores em primeiro lugar, imaginando também como isso vai impactar os turistas.
Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia dados para conhecer o perfil do turista que o visita, é comprometido com a sustentabilidade e gera experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae.
“Curitiba é o exemplo brasileiro de como se deve trabalhar o Turismo, especialmente na área de lazer, e a cidade está preparada para sediar um evento como esse”, destacou o Milton Zuanazzi, secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo.
Fonte: SEBRAE
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