O engenheiro civil William Matos acumula três décadas de experiência no setor. Sua trajetória marcada por desafios e superações ganhou um novo rumo em 2017, quando, após um período desempregado, decidiu abrir sua própria empresa, a Contopo, na região metropolitana de Campinas (SP). De lá para cá, muita coisa mudou: a atuação solo deu lugar a uma equipe de 12 profissionais, angariando mais de 60 clientes e com o objetivo de ter seu negócio reconhecido entre os três melhores do mercado. O campineiro conta que nada disso teria sido possível sem o apoio do Sebrae.

A Contopo atua majoritariamente com projetos viários, como estradas, avenidas, além de loteamentos urbanos e rurais e indústrias para ampliação de plantas. “Sempre que você vê um tapume, pode ter certeza de que estivemos ali antes da obra começar. Para subir qualquer imóvel, temos que fazer as medições. No caso de um prédio, continuamos o acompanhamento até chegar no último andar, quando ainda está no esqueleto, para evitar que a obra saia de rumo”, explica Matos.

Depois de anos atuando em grandes empresas do setor de construção, experiência e especialização técnica não lhe faltavam, mas Matos logo percebeu que precisaria adquirir novos conhecimentos.

Meu primeiro contato com o Sebrae foi ainda jovem, assistindo ao programa Pequenas Empresas Grandes Negócios. Quando resolvi que precisaria abrir um negócio, não tive dúvidas em procurar o Sebrae.

William Matos, engenheiro civil

Foi então que Paulo participou do curso “Na Medida”, focado na construção civil. O engenheiro passou os três anos seguintes aplicando na empresa o que havia aprendido na capacitação, até perceber que precisava expandir sua visão sobre gestão empresarial, estratégia, finanças e marketing. O desejo de aprofundar seus conhecimentos levou Matos a participar do Empretec, em 2022. “O programa me despertou para a rotina, a seriedade e disciplina, foi uma sacudida! Voltei com mais vontade ainda de desenvolver meu negócio”, diz o empreendedor.

Foto: Divulgação.

Virada de chave

Mas a transformação aconteceu de fato quando Matos participou do programa “Brasil Mais”, também do Sebrae. “Com a assessoria personalizada, o Sebrae levou nosso negócio para outro patamar” – os especialistas avaliaram o dia a dia da empresa, ajudaram a adequar diretrizes e trabalharam com afinco as questões estratégicas com toda a equipe. “Além de atuarmos em um segmento que exige precisão, trabalhamos diretamente com multinacionais. Temos que evoluir sempre, tanto nos equipamentos de medição quanto nas ferramentas de gestão”, acrescenta.

Segundo o empreendedor, o programa o ajudou a identificar e superar inseguranças nas áreas de finanças e marketing. Depois de adotar ferramentas de gestão que até então desconhecia, como o Canva, ele aprendeu a desenvolver um plano estratégico, que facilita a execução de tarefas. “Acompanhava tudo pelo Excel e, por muito tempo, funcionou. Até que, de repente, uma planilha começou a não falar mais com outra”, explica. Ele também reconheceu a necessidade de adotar um sistema de ERP e CRM para gerenciar melhor as interações com os clientes, “uma mudança que se tornou essencial para a expansão da empresa”.

O programa durou nove meses e, desde então, Matos recorre ao Sebrae para tirar algumas dúvidas sobre ferramentas ou outros pontos específicos. “Com a empresa rodando, trocamos o pneu com o carro em movimento. Estamos redimensionando a Contopo a cada ano. Tudo cresce junto, gestão de capital humano, vendas, custos, recebíveis. Já estamos preparados com ferramentas e, assim, melhorando nossos controles”, relata, orgulhoso.

Foto: Divulgação.

Medições mais precisas

A Contopo se destaca por sua atuação em áreas urbanas e rurais, transformando propriedades e realizando medições precisas para obras civis. A empresa atende os setores privado e público, lidando com a documentação de fazendas antigas e garantindo a conformidade com as exigências legais. “Há uma defasagem muito grande de equipamentos de medição”, afirma. “Antigamente, o serviço era todo feito por corda. As exigências com a tecnologia mudaram nos últimos dez anos nas áreas rurais e agora é necessário atualizar toda a documentação desses locais.”

Para Matos, o futuro da empresa está diretamente atrelado à constante busca por aprendizado e inovação. “Para se manter competitivo, é fundamental adaptar-se às novas ferramentas de gestão e às demandas do mercado. Hoje faço a gestão estratégica da Contopo com foco em produtividade, eficiência, qualidade, lucratividade, rentabilidade, competitividade e valor”, conclui o campineiro.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui