O DataSebrae completa, em 2025, 10 anos como uma plataforma referência em dados, pesquisas e estudos estratégicos sobre os pequenos negócios brasileiros. Online e gratuita, a ferramenta foi criada para apoiar e auxiliar empreendedores, empresas e todos os interessados na temática do empreendedorismo.
Já foram mais de 21 mil arquivos publicados. Vários números se destacam nesses 10 anos de DataSebrae, entre eles, o aumento no número de usuários únicos na plataforma entre 2023 e 2024, que foi de 166,04%.
O DataSebrae foi criado para ser uma referência em informações estratégicas sobre os pequenos negócios brasileiros. São dados, estudos e pesquisas que apoiam não somente os empreendedores e empresas, mas também jornalistas, pesquisadores e todos que têm interesse no universo do empreendedorismo.
Karina Souza, da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae.
Para o Sebrae, sua importância é ainda maior: além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas, projetos e iniciativas voltadas aos pequenos negócios, o DataSebrae fortalece a imagem da instituição como fonte confiável de informação e conhecimento. Com 23 versões estaduais, o portal também dá visibilidade à produção local, ampliando o impacto das ações em todo país.
A plataforma concentra dados sobre variados temas, como empreendedorismo, MEI, mercado de trabalho e empresas, além de painéis e publicações com indicadores econômicos e sociais. Esses conteúdos são usados diariamente para subsidiar projetos, planejar ações, embasar decisões e dar mais consistência técnica às entregas do Sebrae.
Evolução da ferramenta
A primeira versão da plataforma trouxe uma área com painéis interativos, entre eles o Painel de Empresas, com dados da Receita Federal, e o sucesso foi instantâneo. Com as atualizações, o portal foi ganhando novas soluções e conteúdos produzidos pelo atual Núcleo de Pesquisa e Gestão de Conhecimento. Então, foi a vez de expandir e abrir espaço para as versões estaduais. As primeiras foram lançadas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e atualmente o DataSebrae conta com 23 versões em todo o país.
Diversas unidades possuem páginas dentro do DataSebrae, com painéis disponíveis para acesso. Entre elas, destacam-se a página do Sebraetec e a de Indicações Geográficas. Em 2024, a plataforma passou por uma reformulação completa: os conteúdos passaram a ser organizados por temas, dando origem às páginas temáticas. Também foi lançada a SebrAI, inteligência artificial própria, que auxilia na navegação, responde dúvidas e guia o usuário até seus conteúdos de interesse.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui