Uma live realizada na noite desta terça-feira (27) marcou o lançamento oficial da 3ª edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo tecnológico no ambiente escolar. As inscrições para participar do programa estão abertas e seguem disponíveis até o dia 30 de junho pelo site.
Durante a abertura do evento online, a gerente nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Rodrigues, falou da importância da iniciativa. “Aqui no Sebrae, a gente sonha em transformar a realidade dos jovens estudantes desse país. Acreditamos que, oferecendo uma oportunidade como essa, podemos construir uma educação que transforma”, reiterou Ana.
A gerente salientou que, ao participar do Desafio Liga Jovem, os estudantes desenvolvem competências que são essenciais para a vida pessoal, para a vida acadêmica e para a vida profissional.
No desafio, vocês conseguem compreender o que é ter uma atitude empreendedora, um comportamento empreendedor, e aprendem também como exercitar um projeto de vida.
Ana Rodrigues, gerente nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.
A live contou ainda com o depoimento da orientadora Leila Nunes, vencedora da edição do ano passado do Desafio Liga Jovem. “Eu sei que o desafio é para os estudantes, mas não muda só a vida do aluno, muda a vida dos professores. Eu digo para vocês que o desafio mudou a minha vida em vários aspectos”, relembrou a orientadora.

Além dela, o estudante Felipe Fortunato, integrante de uma equipe composta por deficientes visuais, falou de sua experiência na 2ª edição do programa. “Esse desafio superou as nossas expectativas como pessoas com deficiência, porque a gente sempre pensa que não, isso não é para a gente. E ver que nós somos capazes de ir longe, de ir para fora do país, foi indescritível”, contou emocionado.
Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as inscrições, regras de participação, cronograma do programa e até a respeito de alunos que já participaram de edições anteriores.
Perdeu a live? Não se preocupe! Você pode acessar o conteúdo completo no Youtube.
O que é o Desafio Liga Jovem?
O Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, é a maior competição de empreendedorismo tecnológico do Brasil nas escolas. O objetivo do programa é que os alunos possam desenvolver competências para a vida por meio de trilhas de aprendizado e vivências inspiradoras.
Para competir, os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de um site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.
ETAPAS DA 3ª EDIÇÃO
- 23 de maio a 30 de junho – Inscrições
- A partir de junho – Mobilização de equipes – missões de engajamento online e off-line, valendo premiações fora da competição principal.
- Junho a agosto – Etapa de Capacitação
- Agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto.
- Setembro e outubro – Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados.
- Novembro e dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional.
- 2026 – Missão Internacional
PREMIAÇÃO
Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
Etapa Nacional Presencial – Os 3 representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.

Vencedores da Grande Final
1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.
NÚMEROS GERAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES SOMADAS
- Mais de 74 mil estudantes inscritos em 630 oficinas e palestras.
- Mais de 60 mil estudantes e professores-orientadores inscritos.
- 43% de municípios brasileiros alcançados.
- Mais de 3.800 projetos de inovação social apresentados.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui