A desvinculação de estabelecimento no Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo (Cadesp) não precisa mais ser feita presencialmente.
O Cadesp mantém dados de todos os estabelecimentos que possuem Inscrição Estadual, que é concedida aos contribuintes de Impostos sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços do estado e permite a emissão de notas fiscais pelo estabelecimento.
A medida, publicada pela Portaria SRE n° 48/2022 no dia 23 de junho de 2022, foi proposta por um grupo de trabalho formado pelas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.
Desvinculação do Cadastro
O tema foi destaque em reunião realizada pelo Grupo Técnico do dia 22 de junho, um dia antes da publicação da medida, e tem sido pleiteado frequentemente.
Durante a reunião, lideres da Contabilidade foram recebidos pelo diretor-adjunto de Gestão, Atendimento e Conformidade da Fazenda de São Paulo, Marcel Siqueira; e o supervisor fiscal e responsável pela área de obrigações,Cláudio Ferreira, também do fisco.
De acordo com Antonio Carlos Souza dos Santos, vice-presidente do Sescon-SP, a desobrigação da entrega do protocolo do pedido de exclusão do contador de forma presencial é de grande relevância para o setor.
A Sefaz do Estado de São Paulo reafirma o máximo interesse em simplificar todos os processos relacionados a obrigações acessórias e principais, além destacar o auxílio das entidades contábeis nos processos de análise ou simplificação das exigências em vigor.
O evento teve a participação do consultor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Silvério Crestana; o conselheiro do CRCSP, Renato Prone Teixeira da Silva, o diretor do Sindcont-SP, Denis de Mendonça; o diretor da Fecontesp, Cláudio Aníbal Cleto; o diretor Administrativo da Aescon-SP, Carlos Limberti; e o diretor Institucional e Jurídico do Sescon-SP, Marcos Kazuo.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui