A pandemia ainda não acabou. Porém, graças à vacina, as férias de final e início de ano voltaram um pouco à normalidade, sendo possível abraçar e reunir amigos e familiares em reuniões.
Se você irá comparecer a essas reuniões, mesmo que em viagens curtas, além de máscaras, álcool gel e um plano de vacinação completo, também existe uma série de cuidados que você deve adotar.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) fez uma check list para uma viagem segura.
- Confira se a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está dentro da validade e sem nenhum impedimento. A pontuação pode ser consultada no site do Detran|ES aqui. Confirme também se o Licenciamento do veículo está em dia. O boleto para pagamento do Licenciamento e o CRLV eletrônico devem ser impressos no site do Detran|ES aqui.
- Aproveite as facilidades proporcionadas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é possível ter a CNH e o CRLV no smartphone ou tablet, facilitando o porte dos documentos.
- Faça a revisão do veículo: verifique as condições dos pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de para-brisa, óleo do motor e abasteça o veículo.
- Certifique-se de que os dispositivos de segurança, como cintos, estejam disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. No caso de motociclistas, verifique as condições do capacete.
- Atenção especial para o transporte seguro de crianças, que devem viajar nos equipamentos adequados a cada faixa etária:
- Bebê conforto, crianças de 0 a 1 ano – ou com peso até 13 kg;
- Cadeirinha, de 1 a 4 anos – ou enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente entre 9 kg a 18 kg;
- Assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos e meio – enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente de 15 kg a 36 kg.
- As crianças menores de 10 anos, que não tenham atingido 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado.
- Vai levar o seu bichinho de estimação? Lembre-se, ele só pode viajar no banco traseiro e usando o equipamento adequado de retenção, cinto de segurança, grade divisória ou caixa de transporte. Não deixe o seu pet solto no veículo.
- Vai levar sua prancha ou sua bike? Utilize acessórios adequados para prender de forma correta no veículo, sem ultrapassar as dimensões permitidas por lei, atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel.
- Pesquise com antecedência sobre as condições das vias. Se está passando por manutenção, se tem desvio, pare e siga. E evite viajar em horários de pico.
- Vai utilizar o GPS? Programe-o antes de pegar a estrada.
- Esteja atento ao clima. A chuva, a neblina e dias mais escuros interferem na visibilidade da estrada.
- Entenda os sinais do seu corpo, se alimente e se hidrate. Está cansado e sonolento? Faça uma parada em um local seguro, descanse. Se possível, faça um revezamento na direção do veículo.
- Obedeça à sinalização e às regras de trânsito, como os limites de velocidade.
- Não use o celular na condução do veículo, nem se estiver parado no sinal vermelho. Se for realmente urgente, estacione em local permitido e seguro para utilizar o aparelho.
- Nunca misture bebida e direção.
- Aproveite a viagem e as festas. Vá e volte em segurança.
O post Detran-ES dá dicas para quem vai pegar estrada neste de fim de ano apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui