Hoje, dia 3 de junho, comemoramos o Dia do Profissional de Recursos Humanos. Além de prestar homenagens, a data também pretende valorizar o profissional que é considerado um elemento estratégico para as organizações.
Ao longo do tempo, essa profissão passou por mudanças que serviram para estabelecer o relacionamento entre o colaborador e empregador em torno dos objetivos da empresa.
Mas você sabe o que é o Recursos Humanos e qual a importância desse departamento para as empresas? Para conhecer um pouco desta profissão, siga com a leitura.
Comemoração
Em 1976 as federações internacionais adotaram o dia 3 de junho como um evento unificado para a comemoração do Dia do Profissional de Recursos Humanos.
Nessa data também foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations).
Diante da relevância da profissão, no Brasil, o reconhecimento desses profissionais foi feito por Genézio Lucone – fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal que, mais tarde, se tornou a Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
O que faz o profissional de RH?
O profissional de recursos humanos cuida de todo o processo organizacional de uma empresa. Dentre as obrigações de rotina estão o recrutamento e a seleção de novos trabalhadores, além do acompanhamento através de reuniões com os colaboradores e líderes.
Também são responsáveis por fazer treinamentos, avaliações e dar feedbacks, com o objetivo de motivar e melhorar a produtividade nas empresas.
Através da tecnologia que se tornou uma aliada, os profissionais de RH também têm a oportunidade de fazer melhorias no gerenciamento de dados dos colaboradores, o que garante agilidade e organização.
Além disso, várias ferramentas também têm sido utilizadas para a seleção de novos colaboradores, o que facilita a disponibilização de vagas e a escolha mais assertiva daqueles que farão parte do time da empresa.
Assim, o mercado cresceu e abriu novas oportunidades aos profissionais de RH que agora podem atuar nas suas diversas áreas e funções. Para exemplificar, podemos citar as seguintes:
- Gestor de recrutamento e seleção;
- Consultor de recursos humanos;
- Analista de recursos humanos;
- Gerente ou diretor de recursos humanos.
- Supervisor e analista de cargos, salários e carreiras;
- Assistente de departamento de pessoal;
- Analista de treinamento e capacitação; dentre outras funções.
Formação
Cada vez mais o mercado está em busca de pessoas qualificadas, e no setor de Recursos Humanos não é diferente.
Para atuar nesta profissão é necessário se qualificar através da graduação e, dependendo da instituição escolhida, o período de estudo é de até 3 anos.
Desta forma, são estudadas as práticas do RH e prepara o aluno para trabalhar no departamento de RH de organizações públicas e privadas de qualquer segmento, além de empresas especializadas em recrutamento e seleção, ou como consultor.
Além disso, a graduação também auxilia o profissional a desenvolver habilidades essenciais ao RH.
Assim, o profissional deve estar sempre atento às atualizações que podem ser feitas através de cursos de especialização, acompanhar a situação atual do mercado, seus concorrentes e as mudanças tecnológicas que, como falamos acima, costumam fazer a toda a diferença neste trabalho.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Samara Arruda
O post Dia do Profissional de RH: entenda a importância desta data apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui