Imagem por @lookstudio / freepik

Ontem, terça-feira, dia 7 de março de 2023, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que cria o Dia Nacional da Mulher Empresária, o PL 6.553/2019, o projeto seguirá para sanção presidencial.

A data escolhida para celebrar a importância das mulheres empresárias é o dia 17 de agosto, em homenagem ao Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina.

O projeto é de autoria da Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a autora afirma que:

“A construção de um tecido cultural e institucional envolvendo aprendizagem e definições de políticas públicas pode ser o caminho para a eliminar gradativamente as barreiras que limitam tanto a mulher em sua trajetória empreendedora, como a própria atividade empreendedora”.

A maioria, mas sem valorização!

Segundo dados do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade em parceria com o Sebrae:

  • 51% dos empreendedores em estágio inicial são formados por mulheres
  • As mulheres empreendedoras possuem nível de escolaridade 16% superior ao dos homens; 
  • Empresárias ganham 22% a menos que os empresários no Brasil

É preciso destacar que, homens e mulheres empreendem por motivos diferentes. Enquanto os empreendedores masculinos visam obter uma renda maior e ascensão profissional, as mulheres buscam mais flexibilidade de horários.

Estas questões estão diretamente relacionadas à maternidade e cuidados com a família. Porém, quanto menor a renda da mulher, maior é a dedicação que ela deve ter com a família, o que faz com que possa dedicar menos tempo à sua atividade empreendedora.

Leia também: Programa De Combate Ao Assédio Sexual É Aprovado Na Câmara, Confira!

O projeto 

O projeto aprovado pelo Senado ontem (7) define a mulher empresária como aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens, ou de serviços. 

A lei resultante da aprovação do projeto entrará em vigor na data de sua publicação.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), responsável por relatar a proposição em Plenário, destacou a importância da data para dar visibilidade à importância das mulheres: 

Segundo a parlamentar, a iniciativa é uma maneira de mostrar ao país que as mulheres são responsáveis por quase 50% das famílias brasileiras. Estimular as mulheres a formar suas empresas é importante, é uma maneira de mostrar que são capazes.

Zenaide também ressaltou que, infelizmente, nos locais de poder decisivos, as mulheres ainda são minoria. 

Leia também: Mês Da Mulher: Veja A Importância Dos Exames De Rotina Para A Saúde Feminina

Conclusão 

Enfim, é fundamental criar políticas públicas que realmente incentivem a participação feminina no mundo empresarial, eliminando as barreiras que limitam a trajetória das mulheres empreendedoras.

A criação do Dia Nacional da Mulher Empresária é uma importante iniciativa para dar visibilidade e incentivar a participação feminina no mundo dos negócios.

É necessário continuar trabalhando para criar um ambiente que ofereça ao empreendedorismo feminino mais apoio para eliminar as barreiras que limitam a trajetória empreendedora das mulheres nos negócios.

O post Dia Nacional das Mulheres empresárias é aprovado pelo Senado apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui