O Growth Marketing é uma técnica interdisciplinar que abrange não apenas marketing, mas também outras áreas do negócio, como vendas, produtos, operações e atendimento ao cliente. Para dominá-la, é preciso ter compreensão técnica, administrativa e de gestão em torno do conceito para direcionar o crescimento de determinadas áreas da empresa, principalmente relacionadas às estratégias de marketing digital.
Nos últimos anos, a metodologia tem se apresentado como uma solução poderosa para fazer negócios de diferentes segmentos crescerem com rapidez e rentabilidade. Quando a metodologia é bem aplicada, ela favorece a economia de recursos e o aumento de ganhos em médio e longo prazo. À medida que são desenvolvidas ações mais eficientes, com maior capacidade de atenção, conversão, retenção e fidelização de clientes, naturalmente cai o investimento e cresce o retorno.
“O Growth Marketing está ganhando cada vez mais espaço entre os e-commerces. E a adoção dessa estratégia pode ser iniciada em SEO, mídias pagas, remarketing dinâmico, gatilhos mentais para conversão, entre outros. A principal ideia é aplicar testes e experimentações visando o crescimento e feedbacks ágeis”, explica Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb.
É necessário colocar em prática uma combinação de fatores para que a metodologia atinja seu objetivo. Dentre eles, destacam-se o envolvimento dos clientes com a companhia, bem como a geração da fidelização para transformá-los em promotores da marca.
Com a implementação dessa metodologia é possível ajustar gaps, problemas ou falhas que costumam comprometer o avanço e a saúde da empresa. Na prática, quem implementa o Marketing de Crescimento trabalha criando testes e analisando hipóteses o tempo todo.
Não sabe por onde começar? Confira agora os 5 passos para você iniciar a sua jornada com o Growth Marketing:
1) Estabeleça um objetivo
Definir um alvo é essencial dentro da metodologia de Growth Marketing. Isso permite a criação de uma estratégia mais assertiva e focada, esclarecendo quais metas e indicadores devem ser acompanhados e ajustados ao longo da campanha, de acordo com o objetivo a ser atingido.
2) Entenda e estude o seu público
Use os dados internos e externos que tiver à mão, sejam eles coletados em landing pages ou em contatos diretos, até mesmo dados demográficos e de gênero registrados em seu site. Eles são importantes para conhecer o seu cliente. Saber suas preferências, práticas de consumo e o que espera da sua marca e do seu produto vai permitir criar ações mais bem-sucedidas não apenas em vendas, mas também com foco em retenção, garantindo que ele continue consumindo da sua empresa por muito mais tempo.
3) Análise e mensuração
Os dados são o ponto chave do Growth Marketing. É a partir deles que você vai ter insights de como criar e otimizar ações. Por isso, diante do volume de dados é importante contar com ferramentas que te auxiliem neste processo. Busque recursos de automação de marketing, gerenciadores de campanha e, especialmente, de analytics do seu site. Eles vão facilitar a visualização das informações e te ajudar a dar conta do recado, esclarecendo qual é o melhor caminho para a sua estratégia, assim como os pontos que precisam ser melhorados ou revistos, alguns deles convertem informações em relatórios informativos personalizados.
4) Melhorias constantes
Quando você está utilizando o Growth Marketing pela primeira vez, é importante começar aos poucos. Escolha o objetivo mais importante para o seu negócio e, a partir daí, trabalhe poucas metas e ações de uma só vez. Treine a equipe para responder rapidamente aos resultados. Com o tempo, o aprendizado desse processo será fundamental para aumentar o sucesso de suas estratégias futuras. O passo a passo fará a diferença no resultado final.
5) Mentalidade Growth
Para além dos dados, métricas e testes, a metodologia deve ser uma cultura dentro das empresas. Por isso, o sucesso da estratégia depende da mentalidade focada em crescimento do líder e do time responsável. Isso vai ser fundamental para, mais do que obter resultados, aprender com eles e continuar a desenvolver o negócio de maneira constante e consistente.
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Fonte: Jornal Contábil
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