As maiores empresas do mercado atualmente, adotam o uso de práticas de Gestão por Processos, de forma que se você quiser competir no mercado, é preciso ficar por dentro dessas técnicas.

Mesmo que a sua empresa seja pequena e com um perfil familiar conservador, se faz necessário optar por mudanças para acompanhar o mercado.

É claro que toda e qualquer mudança no modo de conduzir uma empresa precisa ser feita com cautela e critérios.

São muitos os métodos e formas de Gestão por Processos que poderão auxiliar os seus negócios, sendo estritamente necessário que você tenha em mente qual método será o melhor para o perfil da sua empresa.

Além disso, você deverá pontuar coisas como pontos positivos e negativos e relacionar tudo isso com a realidade e os objetivos do seu negócio.

Diferenças entre Gestão por Processos e Gestão de Processos

É muito comum que as pessoas confundam e pensem que gestão de processos e Gestão por Processos se trata da mesma coisa.

Porém são coisas distintas, apesar de semelhantes.

São ambas sinônimos, sendo óbvio que as duas possuem relação, mas como mencionamos são coisas distintas.

Mas o que é então cada uma delas?

A gestão de processos seria um aglomerado de práticas que visam desenvolver, monitorar e melhorar os processos da sua empresa.

No entanto a Gestão por Processos funciona através da interação entre seus processos.

Mas como isso se diversifica na prática?

Simples, isso irá fazer a diferença na estruturação que ao invés de ser gerenciada de forma vertical com hierarquias, será de forma horizontal.

Cada processo terá seu próprio gestor responsável, o que implica uma riqueza maior de detalhes e mensuração das atividades.

E isto, com uma abordagem mais flexível e ágil, além de possuir em si soluções inovadoras.

Essas atividades basicamente, abrangem a transformação de insumos com foco em um objetivo específico da empresa.

BPM: O que é?

Você sabe o que significa a sigla BPM?

Pois bem, no mundo dos negócios essa sigla inglesa significa “business process management” o que significa dizer que é o termo equivalente à gestão de processos organizacionais.

É usual também se referir a sigla BPM à um sistema BPM, também conhecido por BPMS “business process management system” que nada mais é que um software de busca automatizado de gestão de processos.

Sua principal finalidade é tornar mais eficiente o gerenciamento dos processos da sua empresa.

Nesse caso um gestor irá ficar responsável por aprovar os pedidos e as passagens que serão emitidas a partir de determinado centro de contas.

A Gestão por Processos e sua importância

Diferenças entre Gestão por Processos e Gestão de Processos

Com o avanço da tecnologia e o aumento de procedimentos e técnicas de gestão, se faz necessário o uso de uma Gestão por Processos eficiente.

Com o aumento de competição no mercado, a sua empresa precisa mudar o comportamento na hora de gerir.

É nesse passo que se ressalta a importância da Gestão por Processos, para que o seu negócio possa fazer parte da realidade imposta pelo mercado.

A gestão por processo irá criar um melhor planejamento, design e monitoramento dos processos, fazendo com que a empresa possa aproveitar melhor seus recursos.

Com uma gestão eficiente, a corporação poderá oferecer um preço de venda menor, podendo competir no mercado com mais chances de lucro, com melhorias na produção de seus produtos.

Como elaborar uma Gestão por Processos eficiente?

Para ter uma Gestão por Processos eficiente com todos os benefícios, como, por exemplo, a competitividade da empresa, é necessário ter uma gestão bem elaborada.

Sendo essencial que ela seja alinhada com os valores da empresa, além do conhecimento sobre a mesma, somente assim será possível ter uma função com estratégias bem definidas.

Outro ponto importante, é utilizar métricas e indicadores como meios de monitorização, de forma que os aperfeiçoamentos dos processos estejam baseados em dados concretos.

Gestão por Processos na prática

É fundamental pontuar em primeiro plano as principais características da Gestão por Processos, as quais são:

  • Visão sistêmica, direcionamento da cadeia de suprimentos, indicadores de desempenho e avaliação contínua dos processos.

A Gestão por Processos funciona com base no estudo do modelo de fleming, que nada mais é que um modelo com a seguinte base:

  • Base Meio Ambiente Resultados Processos.

Para que os processos se desenvolvam é preciso que se tenha uma estrutura, um ambiente interno e externo, e que estes estejam interligados com os resultados também integrados.

Na etapa de integração com o ambiente externo, as organizações funcionam dependentes do ambiente externo conservando a comunicação, integração e sinergias do processo.

O que seria a estrutura?

A estrutura é muito importante, porque é por meio dela que todos os processos irão se organizar com entradas como: insumos e Recursos Humanos, financeiros e intelectuais, meios de processamentos e saídas.

Essa estrutura tem como principal inspiração o ambiente externo e interno, isso porque é no ambiente externo/interno que a empresa reúne todas as suas tendências e recursos.

Isso por que, por exemplo, no ambiente externo as empresas se organizam de acordo com a tecnologia, cultura, demografia, necessidades e etc.

Já no ambiente interno, as influências dos processos irão variar de acordo com a sua infraestrutura, Recursos Humanos e financeiro, ou seja, segundo as suas condições.

Um pouco mais sobre a Gestão por Processos

Como vimos, a implementação de um sistema de Gestão por Processos traz inúmeros benefícios e vantagens para a sua empresa.

Seja desde a possibilidade de competição no mercado, até gestão de seus dados internos e externos.

Portanto, ter uma Gestão por Processos ajuda o seu negócio a trilhar o caminho mais curto para as melhorias internas e externas.

Além do aumento da qualidade em produtos e serviços, e ao determinar uma estratégia de negócio mais eficiente.

Lembre-se:

A Gestão por Processos irá ser uma grande aliada para sua empresa, possibilitando um melhor planejamento, monitoramento e avaliação de resultados com foco nas melhorias contínuas, visando alcançar os objetivos e metas do seu negócio.

Fonte: Soften Sistemas

Diferenças entre Gestão por Processos e Gestão de Processos

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Fonte: Jornal Contábil
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