Nesta quinta-feira (13), a ex-presidente Dilma Rousseff assumiu a presidência do Banco dos Brics com presença de Lula na cerimônia em Xangai.
Dilma presidirá o Banco dos Brics até julho de 2025, indicada pelo governo Lula. Nos últimos dias, a ex-presidente participou de encontros do banco.
Dilma mudou-se para Xangai para assumir a presidência do banco dos Brics.
Leia Também: Dilma Mantém Ida À China Para Assumir Banco
Banco dos Brics
O Banco dos Brics (também conhecido como Novo Banco de Desenvolvimento) é uma instituição financeira criada em 2014 pelos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros e em outras economias emergentes.
A sede do banco fica em Xangai, na China, e sua estrutura é similar à de outras instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Leia Também: Plano Safra Assombra Bolsonaro E Relembra Dilma Rousseff
Discurso de Dilma
No seu discurso de posse, Dilma expressou seu orgulho por ter sediado em Fortaleza a cúpula que originou o Banco dos Brics em 2014.
A nova presidente destacou o papel crucial do banco no financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável.
“Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, disse Dilma.
De acordo com Dilma, o banco irá captar recursos no mercado global em diversas moedas e também buscará financiar projetos utilizando moedas locais para favorecer os mercados internos e evitar perdas com flutuações cambiais.
O post Dilma Rousseff assume a presidência do Banco dos Brics apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui