Photo by @ijeab / freepik

Com o Imposto de Renda, diversas outras obrigações devem ser entregues pelas empresas, uma delas é a Dmed. Muitos contribuintes ainda estão se perguntando como enviar a Dmed 2022, responderemos essa dúvida.

A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) é uma das obrigações acessórias cuja finalidade é informar o fisco os gastos dos contribuintes, essa é declaração (como o nome já diz) referente a serviços de saúde.

As pessoas jurídicas e pessoas físicas equiparadas a jurídicas que prestam serviços médicos e de saúde devem se atentar e aprender a enviar esta declaração em 2022.

Ensinaremos no artigo de hoje como enviar esta declaração e te atualizaremos sobre a nova data de envio, boa leitura!

O que é a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde?

A Dmed foi criada pela Instrução Normativa RFB nº 985/2009.

Por meio desta declaração é realizada a análise das informações declaradas pelos pacientes e pelos próprios prestadores de serviço em suas declarações de Imposto de Renda.

A Dmed 2022 é obrigatória para pessoa jurídica ou pessoa física equiparada a jurídica nos termos da legislação do Imposto sobre a Renda, desde que seja:

• Prestadora de serviços médicos e de saúde;
  • Operadora de plano privado de assistência à saúde;
  • Prestadora de serviços de saúde e operadora de plano privado de assistência à saúde.

Novo prazo de entrega da Dmed 2022

O prazo de envio da Dmed e de outras obrigações foi alterado pela Receita Federal e muitos contribuintes ficaram perdidos, por isso, informamos que o novo prazo é até o dia 28/02/2022.

O prazo de envio desta obrigação acessória foi alterado pela Receita com o prazo de envio da DIRF, DIMOB e e-Financeira. Todas elas devem ser enviadas até as 23 horas 59 minutos e 59 segundos do dia 28 de fevereiro de 2022.

O prazo de entrega estava definido para o dia 25 de fevereiro, pois o dia 28 de fevereiro de 2022 não tem expediente bancário, e por conta disso, não permitiria o pagamento de impostos.

Entretanto, como a Dmed é uma obrigação acessória e não gera impostos a pagar, o fisco decidiu alterar a data de entrega para o dia 28 de fevereiro, dando mais tempo para as empresas apresentarem esta obrigação.

Como enviar a Dmed em 2022?

Como já citamos quais são as empresas e profissionais que devem realizar o envio da Dmed em 2022, agora explicaremos como enviar esta declaração, para que você não tenha dúvidas.

Para enviar esta obrigação, acesse o programa gerador da Dmed 2022, por meio do site da Receita Federal.

Algumas das informações que devem constar na declaração são as seguintes:

• Valores pagos por pessoas físicas;
  • Pagamento por plano privado de assistência à saúde e planos coletivos por adesão.

Para ser direcionado para o programa gerador de Dmed 2022, clique aqui.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Dmed 2022: Como enviar? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.