Imagem por @pressfoto / freepik

As doenças nem sempre avisam que vão chegar pegando a pessoa de surpresa. Muitas delas podem ser evitadas realizando uma simples consulta médica. Grande parte dos brasileiros, sofrem de depressão, colesterol alto, diabetes ou alguma doença do coração.

Muitas doenças quando não diagnosticadas a tempo podem atrapalhar em muito a sua vida. Confira agora o que são essas doenças e quais os danos que elas provocam à saúde.

Hipertensão arterial (pressão alta)

A hipertensão arterial é mais conhecida pelos brasileiros como pressão alta. A pressão alta é quando o sangue faz pressão contra as artérias do coração para poder circular pelo corpo.

Obrigando o coração a se esforçar mais em seu funcionamento. Havendo uma dilatação que danifica as artérias. A pressão alta não tem uma idade certa para acontecer, pode ser em qualquer momento da vida da pessoa. Atualmente se considera pressão alta, quando a pessoa está em seu momento de repouso e sua pressão está igual ou acima de 14 por 9.

A pressão alta pode levar a pessoa a ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto como também a doença renal crônica, alteração na visão, entre outros.

Não existe cura para a pressão alta, com um tratamento médico pode ser controlado, adotando hábitos saudáveis.

Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas.

Geralmente ela é causada por predisposição genética, ou também por gatilhos que desencadeiam crises que podem ser causadas por acontecimento traumático, estresse, consumo de drogas, doenças sistêmicas, entre outros motivos.

A depressão exige tratamento por acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra.

Colesterol alto

O colesterol alto ocorre quando nosso corpo produz gordura em excesso, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Isso vai acontecer devido a formação de placas de gordura na parede das artérias. Levando a obstrução dos vasos sanguíneos e, consequentemente, diminuindo o fluxo de sangue em regiões importantes como o coração.

O tratamento é realizado por meio de medicação e mudanças dos hábitos alimentares, e na rotina diária.

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. A doença pode ser classificada como: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e a pré-diabetes.

A diabetes pode ser hereditária ou também associada a outros fatores como obesidade, hipertensão, estresse, etc.

Sendo que a pessoa precisa passar por um tratamento médico e ter hábitos mais saudáveis.

AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida. Pode ocorrer devido  uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Acidente vascular isquêmico: responsável por 80% dos casos de AVC. É quando acontece entupimento dos vasos cerebrais devido a uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura originária de outra parte do corpo se solta e pela rede sanguínea chega aos vasos cerebrais);

Acidente vascular hemorrágico: o rompimento dos vasos sanguíneos se dá na maioria das vezes no interior do cérebro, a denominada hemorragia intracerebral. Em outros casos, ocorre a hemorragia subaracnóide, o sangramento entre o cérebro e a aracnóide (uma das membranas que compõe a meninge). Isso pode causar o aumento da pressão intracraniana, que pode resultar em maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas não afetadas e agravar a lesão. 

Sintomas que podem acontecer nos dois casos:

dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos;

fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;

paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar);

perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz;

perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

A pessoa nesta situação precisará passar por um rigoroso tratamento médico que levará em conta os principais danos causados pelo AVC.

Câncer

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Os principais tipos de câncer mortais são: 

Câncer de pulmão

Câncer colorretal

Câncer de fígado

Câncer de estômago

Câncer de mama.

O câncer pode ser hereditário, mas também devido ao tabagismo, exposição a raios UV, produtos químicos, entre outros.

Algumas dicas para evitar o câncer

Não fume

Alimentação saudável protege contra o câncer

Mantenha o peso corporal adequado

Prática de atividades físicas

Amamente

Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

Vacine contra a hepatite B

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

O post Doenças que podem atrapalhar sua vida apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui