Uma pessoa pode receber de 400 a 10 mil comunicações de marcas por dia, dependendo do nível de conectividade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte. Números assustadores, mas que servem como alerta: para fisgar a atenção do consumidor é preciso estratégia. E um grande aliado pode ser o email marketing. 

Dados da Convince and Convert, empresa de consultoria de mídia digital, apontam que uma boa campanha tem o poder de aumentar em 138% as vendas. Além da conversão, outros benefícios são: maior tráfego para o site, captura de leads, apresentação de produtos e serviços e melhor relacionamento com o cliente. 

Mas como se destacar da concorrência? A KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, listou hacks que, quando aplicados, podem contribuir expressivamente para os resultados de negócios de todos os portes. 

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Escolha um bom assunto

Em meio a correria do dia a dia, as pessoas não têm tempo para ler todos os emails recebidos. O assunto é o que chama atenção, por isso é preciso caprichar! 

Não adianta fazer o conteúdo mais completo e interessante, se ninguém abrir. E como não existe fórmula pronta, já que tudo dependerá da persona e do público-alvo, a maior dica é: faça testes. 

Adicione emojis, perguntas, palavras-chave e frases de diversos tamanhos. Com o tempo, você entenderá o que funciona ou não. 

Cuidado com a diagramação

Algumas plataformas oferecem layouts prontos, mas também é possível criar do zero. Só não esqueça que as cores usadas e o estilo de diagramação interferem no clique. 

Aposte em contraste e tons que tenham a ver com a empresa. Evite espaços em branco em excesso. 

Adicione também elementos que promovam a interatividade, como cronômetro, ou até gifs divertidos. 

Pense na experiência mobile

A maneira de consumir conteúdo mudou. Agora é comum que os acessos ao email ocorram mais pelo smartphone do que pelo desktop. Sendo assim, ao criar um email marketing, pense em responsividade. 

Capriche no CTA

O call to action (CTA) aparece em forma de botão nos emails, com um texto curto e objetivo. Precisa indicar a ação que o consumidor deve tomar. Alguns exemplos comuns são: “baixe grátis”, “compre agora” e “inscreva-se”. 

Para chamarem a atenção, os botões devem ser visíveis e terem espaço de respiro ao redor. 

Limpe a base de contatos mensalmente

Ao limpar a base de contatos, a empresa garantirá que as soluções chegarão a quem se interessa. Isso impacta nas taxas de abertura e clique e reputação do domínio, além de otimizar o orçamento, já que algumas plataformas cobram por quantidade de destinatários.

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Abuse do Storytelling

Crie uma história envolvente para impactar o consumidor. Independente do objetivo, a construção de uma narrativa é uma das melhores maneiras de converter. 

Apresente prova social

Sempre que possível, adicione depoimentos, prêmios e reconhecimentos recebidos. O gatilho da prova social pode acelerar a decisão do lead. 

Segmente os envios

As pessoas gostam de se sentirem especiais. Mapeie grupos com interesses e características similares e faça disparos personalizados. 

Aplique técnicas de copywriting

Os emails devem ser escritos com técnicas de copywriting, já que a conhecida “escrita persuasiva” é a melhor maneira de mostrar a oferta imperdível contida ali. 

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Faça testes de dias e horários para disparar

Não existe uma regra geral quanto a dias e horários de disparos. É importante fazer testes para entender o que funciona melhor para cada público, com base na taxa de abertura.

Não abuse na quantidade

Quando uma empresa envia uma grande quantidade de emails diariamente, duas coisas podem ocorrer: descadastramento, ou denúncia por spam. 

Lembre-se que qualidade é diferente de quantidade. Entregue o assunto certo para as pessoas certas. 

Ofereça botão de descadastramento

Por fim, ofereça o botão de descadastramento e garanta uma relação saudável com os clientes. 

Fundada em 2006, em Porto Alegre, a KingHost é uma empresa de soluções digitais para profissionais de tecnologia e pessoas empreendedoras, sendo referência em hospedagem de sites.

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Fonte: Jornal Contábil
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