Todo o consumidor que tiver o nome negativado indevidamente pode e deve buscar seus direitos.
Afinal, essa é uma situação que traz prejuízos à vida do consumidor que acaba sendo visto pelo mercado financeiro como mau pagador.
Ao descobrir a negativação indevida, é comum que uma série de perguntas comecem a surgir.
Pensando nisso, separamos algumas das dúvidas mais comuns que chegam até nossos especialistas e criamos esse conteúdo.
O objetivo é que você entenda, de uma maneira prática, o que ter o nome negativado indevidamente significa e o que é possível fazer para reverter essa situação.
Neste conteúdo você verá:
- O que significa nome negativado indevidamente?
- Como saber se meu nome está negativado no SPC ou Serasa?
- O que fazer quando meu nome estiver inscrito indevidamente?
- Como comprovar que o nome foi negativado indevidamente?
- Negativação Indevida gera indenização?
- Qual o valor da indenização para o caso de negativação indevida?
- Fui negativado indevidamente, porém, tenho inscrição devida no meu CPF. Tenho direito a buscar uma indenização?
- Quanto tempo a empresa tem para retirar o nome de um cadastro no SPC ou Serasa?
- Qual a diferença entre cobrança indevida e negativação indevida?
1. O que significa quando o nome é negativado indevidamente?
Ter o nome negativado indevidamente é quando uma empresa comete o erro de incluir o CPF do consumidor nos órgãos de proteção de crédito (SPC, Serasa, etc…) sem que a dívida exista ou quando ela já foi paga.
Essa situação comumente acontece em situações como quando a conta já foi paga, serviço não contratado, cancelamento, etc.
Ao ter a negativação em seu nome, o consumidor pode ser prejudicado de diversas maneiras. E, o pior, por um erro de um terceiro.
Ainda, esse equívoco gera dano moral e pode até mesmo dar direito a uma indenização.
2. Como saber se meu nome está negativado no SPC ou Serasa?
Muitas pessoas acabam descobrindo a negativação indevida quando estão prestes a concretizar algum negócio.
Porém é possível evitar esse aborrecimento e acompanhar como está a condição do seu CPF frequentemente.
Existem dois sites onde você pode conferir, de forma gratuita, o status do CPF: o Serasa Experian (Serasa) e o Boa Vista Serviços (SCPC).
Para acessar ambas as ferramentas, é preciso realizar um cadastro prévio. Você terá acesso ao seu histórico, valor do score, entre outros.
Inclusive, é muito importante você criar o hábito de acompanhar a situação do seu CPF com frequência, principalmente antes de realizar algum negócio.
3. O que fazer quando meu nome estiver inscrito indevidamente?
Se você descobrir que existe uma negativação indevida em seu nome, é preciso coletar todas as provas que indicam essa condição e buscar que o nome seja removido dos órgãos de proteção de crédito.
Após confirmar que ocorreu o cadastro indevido, busque a empresa e solicite a imediata exclusão do nome do cadastro de mau pagadores.
Por meio dessa situação é possível buscar seus direitos através de ação judicial.
Importante ressaltar que, apenas o erro de negativar um nome de forma indevida causa dano moral ao consumidor. E essa situação pode gerar uma indenização.
Entretanto, é preciso que o caso seja analisado por um especialista pois, não são todos os cenários onde pode existir esse direito.
4. Como comprovar que o nome foi negativado indevidamente?
Para comprovar a negativação indevida do nome o consumidor pode reunir alguns documentos e provas específicas, como protocolos, notas fiscais, comprovantes de pagamento, comprovante da negativação com os dados da empresa, etc.
O comprovante de negativação indevida pode ser conseguido na internet e deve constar o nome da empresa que fez a inscrição e o seu CNPJ, o valor da dívida, a data da dívida e o número do contrato que efetuou com a empresa, se for o caso.
Existem situações onde o consumidor pode perder um negócio ou oportunidade devido a essa negativação. Caso isso ocorra, reúna dados que comprovem essa situação.
5. Negativação indevida gera indenização?
Sim. A negativação indevida pode gerar uma indenização. Ter ou não o direito será definido após a análise do caso concreto do consumidor.
Por exemplo, se você tiver uma negativação devida no momento em que ocorrer uma indevida, essa situação não gera a indenização.
Caso queira entender melhor sobre esse tema, sugerimos a leitura da matéria sobre negativação indevida e indenização por danos morais.
Em caso de dúvidas busque um especialista de sua confiança.
6. Qual o valor da indenização para o caso de negativação indevida?
Essa pergunta não tem uma resposta certa pois depende de muitos fatores.
Como será realizada uma análise pelo juiz sobre os danos sofridos pelo consumidor, não é possível definir um valor fixo para essa ação.
Em média, os valores podem variar de 2 a 10 salários mínimos.
7. Fui negativado indevidamente, porém, tenho inscrição devida no meu CPF. Tenho direito a buscar uma indenização?
Não. Nessa situação específica, o entendimento da grande maioria dos juízes é que não há direito a indenização.
8. Quanto tempo a empresa tem para retirar o nome de um cadastro do SPC ou Serasa?
A empresa tem um prazo de 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor da lista de negativação após a quitação da dívida.
9. Qual a diferença entre cobrança indevida e negativação indevida?
A cobrança indevida pode ser entendida como qualquer cobrança referente a produto ou serviço não adquirido como a cobrança de uma compra não realizada e que consta na sua fatura de cartão de crédito ou então um valor acima do contratado em sua conta de telefone.
Ocorrendo apenas essa cobrança sem inscrição nos órgãos à proteção ao crédito ocorre apenas a cobrança indevida e nesse caso pode não haver qualquer direito de indenização.
Diferentemente, ocorre negativação indevida quando da conduta de cobrança indevida, ocorrer junto uma negativação indevida. Imagine o exemplo acima.
Você não comprou nada em seu cartão de crédito e ainda assim teve uma cobrança, nesse caso a cobrança foi indevida.
E, caso sejas inscrito no SPC ou SERASA, além de ter sido cobrado indevidamente, foi indevidamente negativado e desta negativa é que podem surgir danos morais.
Conclusão
Como você pode perceber, são inúmeras perguntas sobre nome negativado indevidamente, afinal, essa situação gera muito aborrecimento para o consumidor.
Mais do que entender o que é a negativação indevida e porque ela acontece, o consumidor precisa entender quais são os seus direitos caso isso ocorra.
A negativação de forma equivocada por si só já gera dano moral. E esse dano pode dar direito ao recebimento de uma indenização.
Por isso, antes de ingressar com uma ação judicial, analise o seu caso para identificar o direito e a busca pela compensação. O advogado é o profissional indicado para realizar essa verificação.
Busque um advogado especialista de sua confiança e busque seus direitos.
Original de Carbonera & Tomazini
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Fonte: Jornal Contábil
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