Presidente do Sebrae, Décio Lima, na abertura do evento. Crédito: Murilo Moser | Sebrae.

Durante a abertura da 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, na manhã de hoje (27), o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que o Brasil tem um enorme potencial inovativo a ser explorado, agora impulsionado pelo cenário de retomada econômica. “Neste momento, o nosso país assinala pontos extraordinariamente positivos, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o maior superavit da balança comercial, e um 1,2 milhão empregos formais”, explicou.

A inovação vem para, cada vez mais, aumentar de forma impulsiva a criatividade humana a fim de construirmos um mundo melhor pra todos.Décio Lima, presidente do Sebrae.

Além da inovação na indústria, também ressaltou que sustentabilidade e a inclusão são essenciais para o crescimento do país. “Não podemos continuar agredindo o planeta, nem podemos imaginar um mundo onde mais de 750 milhões de pessoas acordaram hoje de manhã, sem saber se terão um prato de comida”, refletiu. Décio Lima realçou ainda que o Sebrae auxilia e impulsiona os pequenos negócios a irem ao encontro da inovação, ao preparar o ambiente e atuar na capacitação dos empreendedores, contribuir com o surgimento de empresas de base inovadora e possibilitar que a inovação chegue ao maior número possível de micro e pequenas empresas de setores tradicionais.

A 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria é realizada pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria hoje e amanhã. Trata-se do maior evento de inovação da América Latina e reúne especialistas, empresários, representantes do governo e da Academia. Pela primeira vez, o evento ganhou projeção global com palestrantes internacionais. Nesta edição, os temas discutidos têm como eixo central a ecoinovação como motor da transformação mundial.

Robson Braga, presidente da CNI. Crédito: Murilo Moser | Sebrae.

Para o presidente da CNI, Robson Braga, o Brasil tem condições de liderar temas como a transição energética, por meio de parcerias entre governo e setor privado, além de planejamento de longo prazo.

Indispensáveis para a descarbonização, as energias limpas e o uso sustentável dos recursos naturais poderão acelerar a adaptação da indústria e das demais atividades econômicas aos novos padrões comerciais e às metas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Também ajudarão a afastar ameaças protecionistas e a pavimentar novos caminhos para o desenvolvimento industrial.
Robson Braga, presidente da CNI.

Momento favorável no Brasil

Em mensagem enviada aos participantes por vídeo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu a inovação sustentável para induzir a retomada da indústria e o papel do Sebrae para acelerar mudanças na economia. “Inovar, incluir e descarbonizar: esses são os pilares que inspiram a neoindustrialização brasileira”, enfatizou.

Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, também participou da abertura do Congresso. Crédito: Murilo Moser | Sebrae.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também ressaltou o momento positivo vivido pelo Brasil e as ações do governo, dando ênfase às questões climáticas. “A agenda do clima é transversal, urgente e uma prioridade do governo. Nós temos o compromisso de prover a melhor ciência disponível para subsidiar a política climática”, revelou a Ministra.

Programação

Além dos painéis, que terão a participação de 22 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, o Congresso vai contar com uma ampla área onde serão expostas tecnologias e inovações das empresas patrocinadoras do evento. O congresso acontece até amanhã (28 de setembro) na São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Confira aqui tudo que ainda acontecer.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui