Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que estimula a expansão e atualização do conhecimento e das técnicas profissionais de quem trabalha na área. A cada ano, o edital do programa indica quais os profissionais que devem participar do PEPC de forma obrigatória, e a quantidade mínima de pontos que devem ser obtidos.

No entanto, há profissionais que, apesar de não indicados no grupo de obrigatoriedade, conforme estabelecido na Norma Brasileira de Contabilidade sobre Educação Profissional Continuada atualizada – NBC PG 12 (R4) – podem participar voluntariamente do Programa. Entre eles estão professores e coordenadores de cursos de Ciências Contábeis, responsáveis técnicos em determinados órgãos e entidades, entre outros cargos.

O Sistema CFC/CRC, onde tanto a autarquia federal como as estaduais contam com setores específicos de Desenvolvimento Profissional (Desenprof) para tratar da Educação Continuada, incentiva o envolvimento desse grupo considerado não obrigatório no PEPC, tendo em vista que o programa visa garantir aos profissionais contábeis o nível de capacitação e de qualificação técnica exigidas para um mercado de trabalho que muda constantemente.

“Para qualquer profissional prestar um serviço de qualidade, excelência e com comprometimento com o seu cliente ou empresa em que presta serviço, ele precisa estar qualificado e atualizado com todas as informações sobre a área. Hoje é mais fácil estudar Física Quântica do que estudar Contabilidade, principalmente no Brasil, onde as normas fiscais, tributárias e técnicas mudam a cada hora. Isso requer muito estudo e conhecimento”, explica o vice-presidente de Desenprof, José Donizete Valentina.

Democrático e acessível

Os cursos e atividades da Educação Profissional Continuada, que proporcionam o acúmulo de pontos para o PEPC, são oferecidos pelo Sistema CFC/CRC e por capacitadoras credenciadas. Sempre de forma virtual, possibilitando o acesso de profissionais localizados em todo o território nacional e até fora do Brasil. A maioria dos cursos é gratuita, e quando pagos, apresentam valores acessíveis.

“O PEPC oferece um amplo conjunto de informações para diversos segmentos da atuação contábil, como empresas com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas; possibilitando amplamente a atualização dos profissionais de contabilidade e suas equipes. Acredito que não deva ser algo que o profissional faz em prol de uma obrigação junto ao CFC, mas para o seu próprio engrandecimento na profissão”, reforça o VP José Donizete Valentina. Para mais informações, acesse aqui.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui