Por Gabriella Avila
Comunicação CBC
Em 12 de outubro celebra-se no Brasil o Dia das Crianças, uma data que costuma ser recheada de presentes e brincadeiras. Enquanto muitos adultos procuram brinquedos para os pequenos, o dia também pode ser um momento para pensar como conversar sobre finanças com as crianças. Ensinar sobre o valor do dinheiro e a importância de planejar gastos e poupanças desde cedo é uma boa estratégia para que elas aprendam a gerenciar seu próprio dinheiro no futuro com mais sabedoria, construindo uma vida financeiramente saudável.
É aí que entra a educação financeira infantil, um processo de ensino de conceitos básicos às crianças, que aborda o aprendizado sobre como como o dinheiro é ganho e gasto, e como pode ser poupado e investido. Há maneiras de trabalhar esses conceitos de forma lúdica e atrativa para o pensamento infantil. Por exemplo: brincadeiras de mercadinho ou feirinha, bem como jogos educativos digitais ou de tabuleiro que incentivam habilidades financeiras. Ou o hábito de manter um cofrinho para guardar aquele dinheirinho que os parentes ofertam de presente de vez em quando.
Ajudinha da literatura para falar sobre o tema
Histórias com personagens envolventes também podem ser aliadas nessa missão. No 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) neste ano, os participantes puderam conhecer, durante a Mostra Literária, um livro que aborda exatamente a importância da educação financeira infantil. Trata-se de uma obra toda feita na linguagem das crianças, com narrativa, desenhos e cores para envolvê-las no tema.
O livro é “As aventuras de Tutu e sua turma”, da escritora e contadora Carla de Faria. Na obra, Tutu, um menino de nove anos, vive junto aos seus amigos Dudu, Bruna e Júlia, situações em que aprende sobre gerenciamento de dinheiro com responsabilidade, importância do consumo consciente e do planejamento financeiro. Tudo com linguagem simples e ilustrações coloridas.
Carla de Faria trabalhou por muitos anos com educação financeira para adultos, em palestras e aulas em curso superior, mas sentia que eles não levavam o assunto muito a sério. Em sua experiência, observou uma grande questão. “Percebi que o problema de muitas pessoas com dinheiro é uma questão cultural, não só de falta de conhecimento. É preciso mudar a mentalidade, e mudar a mentalidade adulta é muito difícil”, observou a autora. Esse pensamento acabou se desdobrando para o livro. “Diante desse dilema, imaginei que talvez o interessante fosse tentar construir uma mentalidade mais educada financeiramente nas crianças, e foi daí que surgiu o livro”, completou Carla.
A iniciativa foi um sucesso e chegou a pautar um grande projeto pedagógico, que chegou a escolas de diferentes partes do Brasil patrocinado por empresas que doam parte do imposto de renda. Nesse projeto, Carla vai até escolas nas cidades escolhidas pelas empresas e indicadas pelas Secretarias de Educação Municipal para distribuir o livro aos alunos e fazer uma palestra sobre o assunto. “As crianças adoram, acham o livro colorido, gostam das personagens e se identificam com eles. A ideia é que cada personagem tenha características pra que as crianças se reconheçam neles”, conta.
Exemplo dos adultos
Perguntada sobre como os adultos podem começar a trabalhar a educação financeira com as crianças, Carla foi categórica. “O exemplo é muito importante. O principal ato para ensinar aos pequenos com lidar com finanças começa com nós adultos buscarmos lidar bem com o nosso dinheiro”.
Para Carla, todos os atos em relação ao dinheiro importam no momento de falar de finanças. “Precisamos mostrar que cuidamos bem do nosso dinheiro, que temos responsabilidade com o pagamento das nossas dívidas, das nossas despesas mensais. Mostrar para eles que a gente trabalha e ganha o dinheiro, e que ele é limitado e precisamos guardar uma parte para conseguirmos realizar os nossos sonhos”, completa a autora.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
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