“Apesar do desemprego, uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE faz a diferença no seu futuro promissor e em alguns países, afeta até o destino da Nação, inclusive o sistema político”.
A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE tem seus princípios e deve servir para formar um profissional para o mundo globalizado e que tenha condições de adentrar no mercado de trabalho em condições normais, podendo disputar os cargos ou funções com os recursos e ensinamentos favoráveis.
Em
países onde o desemprego se movimenta exponencialmente motivado por CRISES
existenciais (econômica, política, social), é fato comum o nível de
desempregados se elevarem, mas para o seu retorno ou recolocação ou mesmo o
primeiro emprego se faz necessário ensinamentos focados no Mundo Globalizado
que hoje se agrega a Inteligência Artificial, daí a necessidade de
profissionais antenados com esses conhecimentos.
Diante
desse fato, se faz necessário uma AUTOANÁLISE pelos responsáveis e gestores
educacionais e pelo próprio profissional, quando optar por uma IES –
Instituição de Ensino Superior, que acompanhe essa evolução inclusive com seu
Corpo Docente e Discente.
Obstante ao fato e diante de nossa pesquisa se faz necessário fazer uma comparação dos postulados educacionais praticados pela IES, e que deve seguir com os MESTRES que as disciplinas.
Os setes Pilares da Educação, segundo
Edgard Morin:
a) Um conhecimento capaz de
criticar o próprio conhecimento;
b) Discernir as informações
chaves, tendo claros os princípios do conhecimento pertinente;
c) Ensinar a condição
humana;
e) Ensinar a identidade
terrena;
f) Enfrentar as incertezas;
g) Ensinar a compreensão;
h) A ética do gênero humano.
Na Finlândia temos:
- Valorização do Professor;
- Respeito ás diferenças;
- Igualdade e gratuidade;
- Valorização das artes;
- Menos Prova e mais Utilidade.
Na CHINA, temos:
- Rigorosidade;
- Disciplina;
- Competitividade
Na Rússia, temos:
- Escola – Vida;
- Politécnico – Teoria e Prática;
- Livre de influência religiosa;
- Trabalho socialmente produtivo.
A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE usa a
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, e possibilita:
- Conectividade dos sistemas e facilidade de
acesso ao conhecimento; - Inteligência artificial, automação e sistema robotizado;
- Novas mídias e Big Data;
- Velocidade da inovação;
- Desenvolvimento de novas habilidades e
conhecimentos constantes; - Entender Machine Learning;
- Conviver com o Deep Learning;
No Brasil, segundo o M E C, temos:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a viver com os outros;
- Aprender a ser.
Agora,
podemos aferir e analisar os fatos que comprovam a fragilidade de nossa
educação, quando comparada com alguns países citados acima, devemos observar
com eficiência que os 210 milhões de habitantes do Brasil, precisam se adequar
a Globalização e a Inteligência Artificial se desejarem algum futuro promissor
diante do mundo moderno.
Quando
uma Nação possui riquezas naturais, terras férteis, e uma população
trabalhadora, somente a EDUCAÇÃODE QUALIDADE poderá transformar essas riquezas
em bens econômicos que possam minorar os agravos sociais, mas se fazem
necessários uma AÇÃO e ATITUDE corretiva das autoridades competentes.
Se o
Brasil continuar perdendo profissionais competentes e jovens para o mercado
internacional, poderá se transformar num país mais explorado economicamente,
sem que os ganhos sejam destinados ao seu crescimento econômico, ou seja, será
EXPLORADO pelo Capital especulativo, sem nenhuma pena ou dó, e o único
beneficiado será o INVESTIDOR que mora fora do Brasil.
E,
os Governos que não Planejam e não tem valores nem princípios serão facilmente
adestrados e jamais haverá progresso em sua Gestão, e o povo se tornará só um
“GADO”, que é manso e tem chifre.
AUTORES: ELENITO ELIAS DA
COSTA, só um pensante brasileiro.
LEVY DA COSTA SALES, meu Neto de dois anos, inteligente, só um brasileiro. _
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Fonte: Jornal Contábil
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