Sueid Duca, 37, é formada em veterinária, especializada em assessorar frigoríficos nos seus sistemas de gestão da qualidade. O negócio dela é “levar as pessoas para o próximo nível”, como ela mesma diz. Após conduzir por muitos anos equipes e processos de legalização, habilitação e auditoria em frigoríficos, Sueid se deu conta do seu potencial e chegou à conclusão: “Se eu consigo fazer isso pelos outros, eu também posso fazer isso por mim, por algo meu”.

Em 2021, Sueid começou a idealizar o que logo mais seria o Empório Divaka. Levando em consideração a larga experiência com a indústria alimentícia, não demorou muito para se decidir em abrir um empório de carnes e bebidas, mas logo se deu conta de que precisaria de uma orientação especializada na parte de gestão. Foi aí que a história dela se cruzou com a do Sebrae.

“Comecei a estudar sobre empreendedorismo. Sabia nada sobre o assunto. Até que achei o Sebrae depois de algumas pesquisas na internet. Li sobre o Programa Brasil Mais e me interessei pela proposta. Fiz minha inscrição, deu certo, foi um sucesso”, conta.

A empresária relata que foi muito importante ter passado pelo Brasil Mais durante a concepção do negócio. Esse acompanhamento do consultor especializado fez com que ela começasse do jeito certo. A visão experiente sobre gestão de negócios, somada à dedicação de Sueid em implementar os aprendizados adquiridos, fez do Empório Divaka um sucesso anunciado.

Outro episódio que marcou o início da jornada empreendedora dela foi a missão empresarial a Dubai, realizada no ano passado. “Quando me ligaram fazendo essa proposta, dizendo que eu tinha sido selecionada para participar da missão, eu nem acreditei. Essa experiência abriu minha mente para várias possibilidades. Quando chegamos da missão eu já contratei outras consultorias do Sebrae que foram essenciais na criação do Divaka”, comenta.

O comércio está em funcionamento desde setembro de 2022 e já tem previsão para ampliar a estrutura. Lá o cliente tem à disposição um cardápio variado de peças artesanais e cortes mais complexos. Com a proposta de aproximar o consumidor final dos bastidores que envolvem o preparo das carnes, Sueid apostou em televisores que mostram o processo por trás dos balcões de atendimento. “As pessoas não fazem ideia de como é um processo industrial. Por isso decidi fazer uma mini-indústria na minha loja e mostrar um pouco da rotina com a qual convivo desde os meus 18 anos”, explica.

 

Empório de carnes em Goianira foi concebido com o apoio do programa Brasil Mais
Sueid Duca: superação de preconceitos e desafios para montar negócio de sucesso

Mãe de Mirian Gimenes e Pedro Henrique Gimenes Duca, Sueid passou por situações complicadas antes de experimentar o título “empresária de sucesso”. Durante a sua carreira na indústria, ela sofreu muito preconceito por ser mulher e conta que, por várias vezes, teve a sua competência profissional inferiorizada pelos olhares dos colegas de trabalho. Apesar disso, conquistou seu espaço no mercado.

Sueid lembra emocionada da sua trajetória. “Fui mãe muito nova, aos 15 anos. Passei muita dificuldade nessa vida: já vendi pano de prato pintado à mão, trabalhei em casa de família, mas me mantive forte para chegar até aqui. Teve um episódio que me marcou e me deu força para superar todas as adversidades: um dia precisei comprar um remédio para a minha filha que custava R$ 17 e eu não tinha o valor total. Ali mesmo eu fiz uma promessa para mim e para ela: de que nunca mais haveria nada nessa vida que eu não pudesse dar a ela. Esse se tornou o meu propósito. Desde então essa vontade de querer o melhor para a família é a força que nunca me deixa desistir”, conta.

 

SERVIÇO

Empório Divaka

Endereço: Av. Sebastião Rodrigues Rabelo, Cidade das Flores, Goianira

Instagram: @divaka_emporio | @sueidduca

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui