Uma das maiores dificuldades de empreendedores é na hora de por preços nos próprios produtos. Se o preço for alto ninguém vai comprar, mas se for lá para baixo, terá um prejuízo muito grande e é capaz que seja obrigado a fechar as portas.
Para evitar esses problemas, conheça três passos para precificar de forma simples e correta.
1º Faça uma lista com seus concorrentes
É preciso escrever o nome de pelo menos três concorrentes e o preço do produto deles que compete diretamente. Nessa lista, é importante entender quais produtos são melhores ou piores. Caso não tenha essa resposta, é importante pesquisar.
2º Organize uma tabela e dê uma nota para eles
Nesse passo, é preciso montar uma tabela com o nome da loja, o preço do produto relativo a uma mesma quantidade comum (se é unidade deve ser o mesmo preço por unidade, se for peso, deve ser o mesmo preço/peso escolhido) e uma nota de 0 a 10 com base na qualidade.
Para distribuir a nota, é importante ser crítico e bom senso: leve em consideração a qualidade do produto, se é inovador, etc.
Confira como deve ficar:
Nome loja | Preço do produto | Nota |
Padaria A | R$ 45 | 9 |
Padaria B | R$ 40 | 8 |
Padaria C | R$ 30 | 6 |
Padaria D | R$ 20 | 5 |
3º Calcule quanto custa o seu produto
Para fazer isso, liste todos os ingredientes de uma receita, calcule o preço total e divida pela quantidade de unidades que rende. Se for por peso, por exemplo, é importante pegar o custo total, dividir pelo peso total da receita.
Mas atenção: se você faz um pão para vender, deve calcular o preço de cada ingrediente proporcional a quanto vai na receita. Ou seja, se a caixa de meia dúzia de ovos custa seis reais, cada ovo que vai na receita é um real. Lembre-se: todos os ingredientes importam!
Nessa conta, também é importante levar em consideração o trabalho para fazê-lo. Para ajudar, calcule o custo de cada pessoa envolvida proporcional ao tempo que cada uma gasta para preparar o pão.
Uma vez calculado o custo, é hora de compará-lo com a média de preço entre os concorrentes com as melhores e piores notas.
Seguindo o exemplo:
Nome loja | Preço do produto | Nota |
Padaria A | R$ 4,00 | 9 |
Padaria B | R$ 3,50 | 8 |
Padaria C | R$ 2,00 | 6 |
Padaria D | R$ 1,50 | 5 |
Nessa escala, o pão pode ser uma nota sete: é gostoso, mas a sua aparência não é tão bonita quanto a dos concorrentes.
Já para calcular o custo de cada um, é preciso somar o valor dos ingredientes, que dá R$ 1,00, com o tempo de preparo, que é simples e rende várias unidades, o que resulta em uns R$ 1,50 por pão.
Dessa forma, um preço de R$ 3,00 por pão é uma boa opção: há lucro e o valor está condizente com a escala de qualidade e preço dos concorrentes.
A Azulis fez um vídeo explicando como lucrar mais precificando melhor:
Fonte: Azulis
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Fonte: Jornal Contábil
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