Você já imaginou encontrar seu propósito de vida no empreendedorismo? No quinto episódio do programa “Conta a Virada”, a professora universitária e empreendedora Marise Suziki apresenta a sua história de superação no ramo da psicultura em Gurupi, em Tocantins. Inspirada pela filosofia japonesa e plos ensinamentos do Ikigai, ela encontrou sua razão de viver e motivação para contribuir para um mundo melhor por meio do seu pequeno negócio.

No entanto, o caminho percorrido não foi nada fácil. Logo no início da empresa, Marise enfrentou vários obstáculos: pandemia, fim da sociedade e perda de toda uma produção. Além disso, ela não tinha experiência em gestão, pois essa responsabilidade era da antiga sócia.

Na época, eu ainda peguei Covid e tive que me afastar. Foi muito difícil para mim, mas eu engoli o choro e continuei. Eu não desisti por acreditar muito neste projeto.

A grande virada da Marise contou com o apoio do programa Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae. Ela criou um novo modelo de negócio alinhado com inovação e sustentabilidade. A participação no programa também permitiu que ela integrasse uma missão internacional para conhecer o hub tecnológico da Alemanha.

Quanto ao futuro da empresa, a empreendedora planeja compartilhar todo o conhecimento com outros produtores da região. “Queremos começar com cursos e capacitações para que os produtores locais também utilizem o mesmo sistema e produzam como nós, com qualidade. Também queremos fazer com que todos estejam felizes, produzindo ou se alimentando, para que consigam encontrar o seu Ikigai”, comentou.

Conheça mais detalhes dessa história inspiradora da Marise no vídeo abaixo:

Primeira temporada

O novo programa “Conta a Virada” percorreu todo o Brasil para apresentar jornadas reais de superação no empreendedorismo. Ao todo, são oito episódios na primeira temporada, com exibições quinzenalmente, previstas até setembro deste ano. Cada um deles traz depoimentos sobre como o negócio começou, os maiores desafios encontrados na trajetória empreendedora e soluções, e por fim, o momento da virada.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui