Cinco empreendedoras terão suas trajetórias descritas num livro. Essa ação faz parte do Projeto ‘Biografias Colaborativas’, que recebe o apoio do Sebrae Alagoas. Diante disso, a instituição está coordenando a capacitação dessas empresárias, unindo também o público feminino dos programas desenvolvidos este ano. Nesta terça-feira (20), ocorreu o encontro com representantes de diversos segmentos, como artesanato e recicláveis, na sede do Sebrae, em Maceió.

O ‘Biografias Colaborativas’ surgiu em resposta ao contexto de que empreender é um dos grandes sonhos e alternativa para muitas mulheres, trazendo a possibilidade de uma vida melhor. As empreendedoras selecionadas pelo projeto também receberão o incentivo financeiro.

A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Érica Pereira, destaca que a ideia do projeto é que a renda gerada pelas vendas do livro seja direcionada ao negócio de cada empreendedora, além de inspirar outras mulheres por meio de suas histórias. “O Sebrae, por meio do Sebrae Delas, apoia o projeto com capacitações para essas mulheres, ofertando palestras, curso, oficina e consultoria. Essas ações estão nas temáticas de liderança feminina, sustentabilidade, vantagens da formalização do microempreendedor individual e plano de negócios. Estamos com expectativas para ver o resultado desse projeto, das biografias”, pontuou.

A primeira palestra deste encontro abordou a economia circular e foi ministrada pela analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, que explicou o conceito e benefícios da economia circular. “A economia circular vem mostrar que quando pegamos algo na natureza, uma matéria-prima, devemos reaproveitá-la. Hoje, nesse formato que estamos vivendo, de utilizar tudo sem pensar nas próximas gerações que virão no futuro e em nós mesmos daqui a alguns anos, como ficará a humanidade? A Economia Circular nada mais é do que isso. É pensar como reaproveitar as matérias-primas e fazer esse ciclo para que elas não acabem”, afirmou.

A segunda etapa da capacitação foi a palestra ‘Vantagens da Formalização’, ministrada pela analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Whellâine Barbosa, que falou sobre os benefícios de ser Microempreendedor Individual (MEI), bem como as obrigações e os direitos do MEI.

História inspiradora 

Uma das biografadas será a presidente da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) do bairro do Benedito Bentes, Patrícia Ramos. Ela estava presente e falou sobre a importância de receber capacitações sobre economia circular e discutir esse tema com empreendedoras de vários segmentos. “É muito bonito passar esse conhecimento sobre economia circular. É uma maneira de empoderar as mulheres. O nosso trabalho é bonito. Essa porta que o Sebrae nos abre é perfeita porque empodera as meninas. Sou catadora e tenho muito orgulho do que faço. Quando vejo mais gente sabendo do meu trabalho e ajudando, é algo perfeito. Dessa forma, o nosso trabalho cresce ainda mais”, enfatizou Patrícia Ramos.

“Eu me sinto bastante lisonjeada por essa oportunidade de ser biografada. Essa parceria do projeto com o Sebrae é muito linda. É um trabalho muito bonito de contar a história dessas mulheres, a minha história. Eu até chorei quando vi uma escritora contando a história da minha vida. Quero que esse projeto sirva de encorajamento para outras mulheres”, concluiu Patrícia.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui