De acordo com Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half, o comportamento do mercado de trabalho no período entre as festas e os dois primeiros meses do ano é bastante intenso.
Setores com maior demanda
De acordo com José Luiz Tortato, gerente de negócios do Banco Nacional de Empregos (BNE), as vagas que se mantiveram em crescimento durante a pandemia continuarão em alta nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, como funções operacionais na área de logística, tecnologia (principalmente na área de desenvolvimento de aplicativos e softwares) e saúde de modo geral.
“As perspectivas são de mais vagas temporárias. A contratação é mais flexível neste momento de incertezas. Dessa forma, os empregadores se sentem mais confortáveis fazendo a contratação de temporários para uma demanda específica e com período de contrato definido”, diz.
Na Catho, ao longo de 2020, os setores de saúde, e-commerce e tecnologia tiveram aumento no volume de contratações em função da pandemia e devem permanecer em alta no início do ano que vem.
Segundo Fernando Morette, CEO da Catho, os cargos que tiveram maior abertura de vagas em 2020 foram os de fisioterapeuta hospitalar (725%), respiratório (716%), web developer (182%), analista de SAC (158%), vendedor de e-commerce (117%), repositor de perecíveis (116%), operador de call center (100%) e programador ADVPL (85%).
Levando em consideração os tipos de vagas publicadas nos últimos meses na Catho, a previsão é de que as mais ofertadas sejam em regime CLT.
Para a Robert Half, as oportunidades serão em diversos níveis, de assistentes a diretores, posições permanentes e temporárias, com grande destaque para as áreas de tecnologia, vendas, logística e operações.
Segundo Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half, áreas como finanças, RH e jurídico também mostram boas perspectivas, diretamente relacionadas à preparação das empresas para um cenário de mercado mais atrativo em 2021. Ele destaca ainda que construção civil, infraestrutura e automotivo dão bons sinais de retomada, além do agronegócio.
O gerente de recrutamento aponta que as perspectivas são favoráveis tanto para posições permanentes como temporárias.
O InfoJobs aponta que os setores da indústria e tecnologia devem manter o crescimento na abertura de vagas em 2021.
“A indústria vem demonstrando boa performance nos últimos meses. Já o setor de TI teve um importante papel em 2020 e deve continuar esse crescimento em 2021, já que muitas empresas já deram passos para a transformação digital”, afirma a country manager, Ana Paula Prado.
Veja abaixo 11 setores com mais vagas no site InfoJobs, que concentram 90% das oportunidades:
- Comercial, Vendas: 36,66%
- Telemarketing: 21,13%
- Logística: 7,65%
- Administração: 5,16%
- Industrial, Produção, Fábrica: 3,69%
- Informática, TI, Telecomunicações: 3,20%
- Construção, Manutenção: 2,92%
- Alimentação / Gastronomia: 2,83%
- Saúde: 2,83%
- Serviços Gerais: 2,59%
- Segurança: 2,08%
Atualmente, o maior número de vagas no site está concentrado em:
- Operador de telemarketing home office
- Agente de atendimento chat e e-mail
- Vendedor temporário
- Atendente call center
- Auxiliar de Operações temporário
- Auxiliar de carga e descarga
- Técnico em Enfermagem
- Conferente temporário
- Caixa temporária
- Auxiliar de Loja
Para Ana Paula, a demanda do mercado por temporários no final do ano pode se estender para o começo do ano, mas a retomada da economia no pós-pandemia também pode impulsionar vagas efetivas.
A Luandre RH prevê maior demanda em tecnologia, finanças, vagas operacionais relacionadas ao e-commerce e logística e indústria.
A superintendente de seleção, Gabriela Mative, acredita que em um primeiro momento a demanda será mais forte por temporários, devido ao momento de insegurança, e se o reaquecimento permanecer, as oportunidades serão permanentes.
Luciana Calegari, especialista em RH da Vagas.com, aposta que a demanda será grande em tecnologia, todos os cargos relacionados a elevar o sucesso e experiência do cliente, e segmentos de logística, e-commerce, imobiliário, telecomunicações, saúde e alimentos, tanto para vagas CLT quanto PJ.
Redação Jornal Contábil, Baseado em matérias do UOL e G1
O post Empregos 2021: Conheça os setores com maiores demandas apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui