Empresa LTDA: Aprenda como abrir uma

Muitos cidadãos pretendem criar seus próprios negócios e prosperarem com eles, mas a falta de conhecimento pode travar muitos planos que estão na cabeça desses empreendedores.

O Brasil é um país de empreendedores, muitos cidadãos planejam um crescimento financeiro através da criação de empresas, somente no primeiro semestre deste ano (2021) 643.533 empresas foram abertas em todo Brasil.

Nós vamos explicar como abrir um tipo específico de empresa, a empresa LTDA ou como é conhecida, a Sociedade Limitada, para aprender leia os próximos tópicos.

Como abrir uma empresa LTDA?

Antes de prosseguirmos, nós temos um conselho: 

o processo para abertura de uma empresa pode ser longo e complexo, então não dispense a contratação de um contador, nós vamos apenas te dar uma direção para que você tenha um melhor entendimento;

Nós vamos te mostrar passo de como abrir uma empresa LTDA, se você quiser aprender, leia este artigo até o final e siga cada um dos seguintes passos:

1- Monte um Plano de negócios

Montar um plano de negócios é fundamental para que a sua empresa tenha uma direção, não importa o tipo de empresa que você for abrir, em todas elas um plano de negócios é necessário.

Ele servirá para apresentar o seu planejamento e comprovar que ele está correto, para apresentar para os sócios da empresa um caminho a ser seguido.

 

2- Localização da empresa

Planeje onde será a localização da sua empresa e verifique se o local onde será a sede da sua empresa não tem nenhum tipo de restrição para atividade que a sua empresa exerce, verifique também se a localização é favorável para os seus negócios.

 

3-  Razão Social

Escolha a Razão Social da sua empresa, a razão social é o nome da sua empresa, então escolha essa parte com atenção.

4- Contrato Social 

Será necessária a elaboração de um contrato social, ele vai estabelecer como a empresa deverá funcionar e todos membros da sociedade devem concordar com os termos do contrato social.

Alguns dados presentes no contrato social são os seguintes: 

  • Lucros serão divididos;
  • Capital social;
  •  A Participação de cada sócio.

Além dessas existem muitas outras informações de extrema importância presentes no contrato social.

Se além do contrato social os sócios da empresa julgarem necessário, eles podem realizar um acordo de sócios, esse acordo não é obrigatório para uma empresa LTDA, mas pode evitar problemas futuros, pois ele serve para especificar com mais clareza o papel de cada sócio.

 

5-  Escolha um código CNAE

As empresas devem indicar qual atividade ela exerce através de um código CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ele serve para definir a atividade da sua empresa para o governo.

O CNAE da sua empresa está diretamente ligado a tributação e outros fatores importantes que podem afetar financeiramente o seu empreendimento, então tenha atenção e pesquise o CNAE mais adequado para sua empresa.

 

6- Faça o Registro na Junta Comercial

Junte toda documentação necessária e faça o registro da sua empresa na Junta Comercial do seu estado, para realizar o registro será necessário efetuar o pagamento de algumas taxas através de uma guia DARF.

7- Obtenha um CNPJ

O registro na Junta Comercial vai gerar o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) esse é o número que será utilizado para você obter o CNPJ da sua empresa, esses procedimentos podem ser feitos pela internet pelo site da Receita Federal.

8- Se registre nas plataformas obrigatórias

Após a realização de todos procedimentos que nós já citamos, você deve conseguir os licenciamentos que o município e o estado em que a sua empresa se localiza pedem.

Você vai precisar conseguir o alvará de localização, alvará sanitário (no caso de algumas empresas) e todos os outros cadastros que o estado ou municípios pedirem.

Cadastre a sua empresa na plataforma da STN, em alguns estados o cadastro não é obrigatório, porém mesmo que no seu estado o registro não seja obrigatório, não se esqueça de regularizar a sua empresa na plataforma do INSS, isso é fundamental.

9- Consiga o alvará de funcionamento

Este é o último passo para você abrir a sua empresa, o alvará de funcionamento é uma exigência para a sua empresa LTD começar a funcionar. Este documento é fornecido pelo poder municipal e para ele ser aprovado serão necessárias algumas vistorias.

Ele pode demorar para ser emitido e além deste alvará vão ser necessários o Certificado de Autorização de Funcionamento da Anvisa e a requisição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas
?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido
, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.

O post Empresa LTDA: Aprenda como abrir uma apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui