O Fórum BandNews reuniu, segunda-feira (6), representantes dos setores público e privado para debater soluções para a construção de um futuro sustentável e o papel da economia verde na geração de oportunidades de negócios inovadores. O Vice-presidente da República e Ministro da Indústria e Comércio do Brasil, Geraldo Alckmin, esteve pressente ao encontro e destacou que a economia verde traz novos referenciais produtivos para a economia: “É preciso fazer bem, barato e com maior compensação de emissão de carbono”.
“A reforma tributária, em curso, o amplo financiamento a programas de importação e de exportação e a presença do país em acordos internacionais vão incentivar investimentos no Brasil”, salientou Geraldo Alckmin.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse, durante o encontro, que o Brasil “tem um potencial de exportação como poucos países”. Melles chamou atenção ainda para a importância da participação dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade. “As pequenas empresas respondem hoje por aproximadamente 30% do PIB, são as maiores geradoras de emprego e representam cerca de 99% de todas as empresas. Nesse contexto, incluir as MPE nos debates sobre economia verde é fundamental para o futuro da economia”, acrescenta.
Ainda durante o Fórum, dois painéis com especialistas discutiram a realidade atual, gargalos e perspectivas para a economia verde. O objetivo é criar vantagens competitivas usando boas práticas ambientais, como preservação dos recursos naturais e uso de energias limpas, propiciando inclusão social e renda em localidades vulneráveis, bem como valorizando o conhecimento das comunidades tradicionais.
“O Brasil é um país com potencial socioambiental espetacular. Poderá se tornar carbono neutro ou carbono negativo numa articulação entre setor privado e sociedade, porque temos matriz energética limpa – e o Brasil avança nessa agenda, com a maior floresta tropical do planeta e imensos recursos hídricos”, ressaltou João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente.
Parceria
Durante o encontro, Carlos Melles entregou a João Saad uma placa em homenagem à Band pela parceria nos 50 anos do Sebrae, quando foi criado o Canal Empreender, com programação 100% voltada para a realidade das micro e pequenas empresas brasileiras. A programação pode ser acessada por assinantes da Vivo (canal 605), Sky (canal 568), Claro (562), além dos serviços streaming Vivo Play, Uol Play e Oi Play. O público também pode assistir o conteúdo ao vivo no canal multimídia da Agência Sebrae de Notícias e no canal do Sebrae no Youtube.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui