Empresas capixabas são reconhecidas com prêmio nacional de queijos artesanais
Gabriela Giacomin Borlini e Pedro Henrique Castoldi Borlini, da Queijos Giacomin, celebram as conquistas na premiação

Queijarias capixabas foram destaque no 6º Prêmio Queijo Brasil, evento nacional que aconteceu este mês em Santa Catarina. Entre os premiados dessa edição, se destacam as queijarias Vila Veneto e Giacomin, que fazem parte da rota turística dos queijos em João Neiva. Os empreendedores conquistaram, juntos, uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. A premiação tem como propósito divulgar a diversidade de queijos artesanais produzidos no país, e fortalecer a relação entre os atores da cadeia produtiva do queijo.

A gerente da Unidade Regional Central do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Carla Bortolozzo, conta que um plano de trabalho tem sido feito com as queijarias da Rota do Queijo, em João Neiva, há mais de dois anos, preparando-as com planos de capacitação e consultorias especializadas.

“Esse reconhecimento na premiação mostra que todo o trabalho feito pelos empreendedores, com o apoio do Sebrae/ES e da governança da Rota do Queijo e deu frutos. É o resultado de um planejamento estruturado e pensado sob medida para a rota”, salienta.

A queijaria Giacomin conquistou quatro medalhas: duas pratas com os queijos Rota Colonial e Capixaba Gourmet; e duas de bronze com os queijos Monte Negro e Montanhês Artesanal. Já a Vila Veneto recebeu uma de ouro com o queijo Asiago e uma bronze com o queijo original Otello.

Para o casal Gabriela Giacomin Borlini e Pedro Henrique Castoldi Borlini, da Queijos Giacomin, a premiação coloca os queijos no cenário nacional, assim como o próprio município. “Essa conquista é da Queijos Giacomin, mas também da Rota dos Queijos de João Neiva e do Estado do Espírito Santo. A premiação certifica e consolida nosso trabalho em buscar elevar nossos padrões de qualidade e experiência únicos com nossos queijos autorais. Nos enche de alegria termos nossos queijos entre os melhores do Brasil!”, celebram os empresários.

Empresas capixabas são reconhecidas com prêmio nacional de queijos artesanais
Roberto Cuzini da Queijaria Vila Veneto: grande conquista para o turismo da Rota dos Queijos

A Queijaria Vila Veneto, também uma empresa familiar, conseguiu levar um ouro na premiação, e destaca que toda a Rota do Queijo se beneficia com esse reconhecimento. “Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Essa conquista representa muito para a queijaria, mas também fortalece e consolida a Rota dos Queijos como um atrativo turístico da nossa região. É um grande ganho para a comunidade de João Neiva. O desafio é continuar com essa caracterização do produto genuinamente capixaba e temos feito isso, inclusive com parceria do Sebrae”, ressalta o proprietário da Vila Veneto, Roberto Cuzini.

O Prêmio Queijo Brasil funciona como vitrine de promoção para o reconhecimento da qualidade dos produtos feitos no território nacional. Este ano mais de mil queijos foram inscritos e 606 receberam medalhas, sendo 127 de ouro, 253 de prata e 226 de bronze.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui