Dados da pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que a presença de mulheres no mercado de TI cresceu 60% nos últimos cinco anos. Contudo, mesmo com os avanços, segundo a pesquisa, as profissionais femininas ainda representam apenas 20% do total da mão de obra do segmento no país. Diante desse cenário, empresas passaram a investir nessas profissionais, com programas de vagas afirmativas, captação e retenção de talentos, além de outras iniciativas direcionadas para desenvolver e evoluir a presença de mulheres no mercado de tecnologia.
Abaixo, trouxemos um pouco de iniciativas executadas por empresas de tecnologia do país, que passaram a ter um olhar mais atento para o tema:
A Intelligenza IT, por exemplo, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, abre espaço para o seu desenvolvimento de carreira e desenvolve iniciativas internas visando ampliar o número de profissionais femininas no ecossistema SAP. A HRTech investe em programas de capacitação e projetos como o Programa Cores, criado pela empresa em 2019, para valorizar a diversidade, promover a inclusão no ambiente institucional e viabilizar iniciativas em prol da sociedade. Entre as extensões do programa está o GPink, grupo voltado ao empoderamento e pautas acerca do universo feminino, através de ações como palestras, campanhas e iniciativas que visam ampliar o debate interno do tema. Hoje, as pessoas que se identificam como gênero feminino representam cerca de 42% do time da Intelligenza, um percentual acima da média para o segmento, uma vez que o mercado de TI concentra 12,7% de mão de obra feminina, segundo estudo da Revelo.
Já a Traive, plataforma que digitaliza toda a jornada do crédito agrícola desde a demanda do produtor até o mercado financeiro, tem cerca de 31% do time feminino. A iniciativa é da Chief AI Officer e co-fundadora da empresa, Aline Pezente, que desde o início da empresa, em 2017, abraçou o desafio de trazer mais mulheres para o setor. A tecnologia da Traive permite que empresas de defensivos, revendas, cooperativas e tradings façam a análise, registro, gestão e comercialização de seus créditos em uma única plataforma. Além disso, a solução gera uma avaliação de risco imediata com seus modelos de inteligência artificial proprietários que, por meio de mecanismos de monitoramento em tempo real do risco da carteira de crédito, contribui para que gestores de crédito, bancos e fintechs tomem decisões mais precisas e ágeis, reduzindo custos e mitigando riscos financeiros.
A Impulso, organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, acredita fortemente na diversidade e tem o tema como um dos pilares essenciais da companhia. Recentemente, a empresa criou um programa de incentivo que subsidia 80% do custo do serviço para que companhias possam contratar pessoas pertencentes a grupos minorizados. Com mais de 73% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a empresa também utiliza marcadores identitários em seus sistemas de gerenciamento de talentos para apoiar no processo de ofertas de vagas afirmativas para mulheres.
A empresa também possui uma Comunidade com mais de 130 mil profissionais de tecnologia que é composta por mais de mil grupos, dentre os quais mais de 100 exclusivos de mulheres. Para fortalecer ainda mais o movimento em sua Comunidade, a empresa criou um grupo específico para mulheres que desejam se tornar gestoras com processos ágeis, liderado pela Kari Silveira, cofundadora e COO da empresa.
Por fim, em sua Comunidade no Discord, a Impulso criou um canal chamado #mulheres-em-ti, com o objetivo de fomentar a participação, engajamento e colaboração das mulheres por meio de encontros exclusivos para tratar de pautas relevantes, como carreira, representatividade, mercado de trabalho, etc.
A Locaweb Company, é um ecossistema de soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios em sua última edição do Censo I&D em 2022, constatou que 41% do seu quadro de colaboradores é composto por mulheres. Segundo o levantamento, 36% da liderança é feminina, com um aumento de 7% se comparado a 2021 e o objetivo é que cada vez mais esse número cresça.
Para que a diversidade aconteça em um ambiente saudável, em 2019 a companhia criou a frente de inclusão e diversidade com o objetivo de mitigar riscos, resolver conflitos e capacitar pessoas. Ela atua com um comitê que abrange 7 diferentes frentes, são elas, Mulheres, LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência, Cultura e Origem, Gerações, Masculinidade e Positividade Corporal. O comitê de I&D tem como um dos objetivos fornecer um ambiente seguro para permanência, em que todos os colaboradores possam se desenvolver, agregar e sentirem-se verdadeiramente parte de seu contexto.
Sobre a Locaweb Company
A Locaweb Company é um ecossistema de soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios. É uma companhia que disponibiliza portfólio robusto de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a presença na web até processos para melhorar o relacionamento com cliente. Já com as soluções de e-Commerce, oferece uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento. Por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, leva a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes. A Locaweb Company, foi fundada em 1998, e nos seus 24 anos de atuação, conta com quase 4 mil funcionários, e cerca de 600 mil clientes.
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Fonte: Jornal Contábil
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