De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), os bancos brasileiros estão preparados para negociar a carência no consignado, que pode ser de até quatro meses para novos e antigos empréstimos.
Para saber como funciona a carência e se realmente ela vale a pena, preparamos um material completo sobre essa novidade, confira a seguir:
O que é carência do consignado?
A Lei 14.131/2021, que foi sancionada em 30 de março, faculta a concessão de carência por até 120 (cento e vinte) dias para desconto da primeira parcela de novos empréstimos.
Ou seja, o cliente pode optar por pagar a primeira parcela do seu consignado até 120 dias após a contratação, mas vai depender do acordo com o banco.
Essa é a mesma lei que aumentou a margem consignável, que antes era 30% e agora é 35%.
Quem tem direito a optar pela nova carência?
As medidas anunciadas são válidas para os servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS e empregados de empresas privadas.
O principal objetivo é disponibilizar mais prazo e recursos para os beneficiários.
Carência e suspensão no consignado significam o mesmo?
Não, são ofertas diferentes:
- A carência no consignado é uma opção disponível na contratação de um novo empréstimo consignado, reduzindo a quantidade de parcelas mas diminuindo o valor recebido;
- A suspensão se refere à pausa no pagamento de parcelas de um empréstimo já vigente.
Contratando com a carência
Como explicamos, a oferta da carência do consignado é facultativa.
Como trabalhamos com transparência e temos o propósito de melhorar sua vida financeira, aqui na meutudo. temos a alternativa de contratar com carência de até 90 dias.
Porém, apesar de parecer atrativa a carência pode não ser um bom negócio. O motivo é que você pega menos dinheiro e vai pagar mais caro por ele.
Utilizando a carência do consignado você terá menos tempo para pagar, uma taxa de juros mais alta e vai pagar uma parcela mais cara para receber menos dinheiro.
Por isso, só considere a opção de contratação com carência quando essa for a única opção.
Portabilidade de empréstimo consignado
Uma ótima opção para diminuir o endividamento com os consignados é fazer a portabilidade dos seus contratos.
Se você tentou negociar a suspensão do consignado ou precisa desafogar suas parcelas, essa será uma excelente opção.
Você pode fazer uma simulação na meutudo. para ver quais suas oportunidades e reduzir em até 60% o valor de suas parcelas. Simule agora!
Quer fazer um novo empréstimo consignado?
Para contratar com a nova opção de carência e margem consignável, basta acessar o aplicativo ou site e conferir suas oportunidades disponíveis para melhorar sua saúde financeira.
Fonte: Meu tudo
O post Empréstimo consignado: Como funciona a carência? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui