Na segunda-feira (13), os aposentados e pensionistas tiveram grande novidade sobre a taxa de juro para crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, ontem (13), a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados.
Essa medida irá beneficiar diretamente aposentados e pensionistas do INSS, que poderão contratar empréstimos consignados com juros mais acessíveis. A seguir, saiba mais!
Leia também: Caixa E BB Também Suspendem Oferta De Consignado Do INSS E Desagrada Ministro
Valor da redução do teto de juros do consignado
Com 12 votos a favor e apenas 3 contra, o CNPS aprovou a redução dos juros do consignado do INSS, mudança significativa para os beneficiários.
Nas operações de empréstimo consignado, o teto de juros que era de 2,14% ao mês passará a ser de 1,70% a.m.
Já no cartão de crédito consignado, que tinha a taxa de juros máxima fixada em 3,06%, a redução foi de 0,44%, ficando com o novo teto de juros de 2,62%.
O Ministério da Previdência Social informou que as novas taxas entram em vigor após publicação no Diário Oficial da União (DOU), que deve ocorrer na quarta-feira (15).
Atenção: Até a publicação no Diário Oficial, as taxas anteriores ainda estão autorizadas para operações de crédito consignado em bancos e financeiras.
Leia também: Biometria Facial Será A Nova Forma De Solicitar Crédito Consignado Do INSS
Justificativa para a redução do teto de juros
A redução do teto de juros para novos contratos é uma iniciativa do governo que visa beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS.
Com a medida, os beneficiários do INSS terão juros mais baixos nos créditos consignados, uma vez que eles são cobrados diretamente da fonte de pagamento.
Além disso, a medida pretende ajudar aqueles que já chegaram ao limite de utilização, que é de comprometimento de até 45% da renda, que corresponde à margem consignável.
Essa redução da taxa de juros é uma oportunidade para aqueles que possuem empréstimos em andamento, pois a partir disso, é possível solicitar a portabilidade do consignado.
A portabilidade do empréstimo consignado é a transferência da dívida de um banco para o outro, onde você pode reduzir sua taxa de juros.
Com a meutudo você faz sua portabilidade com taxas bastante atrativas, com toda segurança no processo, sem burocracia e sem sair de casa.
Saiba mais: Como simular portabilidade
Através do site ou aplicativo da meutudo você faz sua simulação e verifica suas oportunidades de receber um troco ou reduzir o valor de suas parcelas e liberar sua margem.
Na portabilidade com troco você recebe um dinheiro extra em sua conta, e na redução do valor das parcelas, você pode pagar menos por mês e manter o prazo anterior. Escolha como preferir!
São muitas vantagens para que você possa usar o consignado para melhorar sua qualidade de vida, seja pagando dívidas, comprando bens ou até mesmo realizando sonhos.
E para mais novidades sobre este e outros assuntos, inscreva-se abaixo e receba nossos conteúdos semanais diretamente em seu e-mail.
Leia também: Veja O Que Mudou No Cartão De Crédito Consignado Do INSS
Perguntas frequentes
O que é portabilidade?
Portabilidade é a mudança de um empréstimo de uma instituição financeira para outra que possui taxas ou condições mais atrativas, em geral.
Vale a pena fazer uma portabilidade de consignado?
Sim! Na portabilidade você consegue trocar seu consignado por um com taxas mais baratas.
O que é a portabilidade com troco?
É quando você troca seu empréstimo por um com taxas mais baratas e refinancia seu saldo. Assim, com a diferença, você recebe troco direto na conta.
Original de Meutudo
O post Empréstimo INSS: Foi aprovado a redução do teto de juros consignado apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui