O Empretec está de cara nova. Ao completar 30 anos de aplicação no Brasil, a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), implementada pelo Sebrae, está passando por transformações que têm como objetivo levar a iniciativa a novos públicos, com novos formatos e recursos inovadores. O programa de formação de empreendedores é aplicado em cerca de 40 países. No Brasil, desde 1993, o Sebrae capacitou mais de 300 mil pessoas. Foram 13,8 mil turmas em todas as unidades da Federação. O país responde por mais de 60% de todos os empreendedores capacitados no mundo.

Esta iniciativa visa ao desenvolvimento do comportamento empreendedor com a identificação de novas oportunidades de negócios e proporciona aos participantes melhoria no desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões e ampliação da visão de oportunidades. É uma ferramenta ideal para que os participantes possam desenvolver suas competências empreendedoras na prática.
Décio Lima, presidente do Sebrae.

Nesta quinta-feira (21), o Sebrae realiza um encontro que marca os 30 anos do programa do Brasil, quando vai apresentar também as modernizações que estão sendo implementadas: inserção de inteligência artificial na entrevista de seleção, adaptação do Empretec para o público rural e de startup, inserção de atividades digitais no Empretec Urbano e o novo formato que será chamado de ARENA.

Modernização no Empretec

Inteligência Artificial – Para ingressar no seminário Empretec, é necessário passar por uma entrevista de seleção. O resultado da entrevista serve como instrumento de trabalho para quem conduzirá as atividades. Hoje, o processo é feito por Inteligência Artificial, proporcionando agilidade e economicidade técnica (de 96%) para a instituição. Até o momento, 18 estados estão utilizando a ferramenta.

Ferramentas e Jogos digitais – Um dos principais recursos de trabalho utilizados no Seminário é a prática das Características de Comportamento Empreendedor (CCEs). Foram implementadas ferramentas e jogos digitais aplicados no ambiente em sala do Empretec urbano, para fixar o conteúdo.

Empretec Arena – O novo formato acontece em uma noite e quatro dias, de forma atualizada e conectada com as novas tecnologias e os novos modelos de negócios. A novidade, com esse novo formato, busca proporcionar aos empreendedores uma alternativa para que eles possam vivenciar o Empretec sem se ausentar muito tempo da empresa.

Empretec Rural – O conteúdo do Empretec foi adaptado especialmente para atender ao setor. São 60 horas de imersão, em que o participante fará atividades práticas que apontam como é um empreendedor de sucesso nesse ambiente da agricultura familiar.

Empretec Startup – Adaptação para as empresas mais disruptivas e inovadoras, privilegiando o desenvolvimento das Características de Comportamento Empreendedor no contexto das empresas altamente mutáveis e crescentes. São 50 horas de capacitação que contam com investidores reais avaliando os resultados dos trabalhos.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui