O primeiro dia da COP30 marcou a abertura oficial da En-Zone (Entrepreneurship Zone), espaço do Sebrae em Belém dedicado a experiências, inovação e conexão entre empreendedores da bioeconomia. A cerimônia desta segunda-feira (10) reuniu o presidente do Sebrae, Décio Lima, e o diretor-superintendente da instituição no Pará, Rubens Magno, além de autoridades, parceiros institucionais e empreendedores da região. Localizada no Parque Urbano Belém Porto Futuro, a En-Zone ficará aberta ao público até 21 de novembro, das 16h às 22h. O acesso é gratuito e pode ser feito neste link ou diretamente no local.

Já na abertura, a Câmara de Vereadores de Belém concedeu o título de cidadão belenense ao presidente do Sebrae, Décio Lima.

Em sua fala, Décio Lima destacou o potencial transformador do empreendedorismo com base na biodiversidade. “A COP30 representa uma virada de chave. Estamos mostrando ao mundo que é possível gerar valor econômico mantendo a floresta em pé. E mostrando ao pequeno negócio da Amazônia que ele pode alcançar qualquer mercado, de Belém a qualquer ponto do planeta, pois estamos nas plataformas digitais e participamos de uma economia global”, afirmou.

Presidente do Sebrae, Décio Lima, no espaço de empreendedorismo da COP30

Para Rubens Magno, a En-Zone consolida o trabalho que o Sebrae intensificou nos últimos anos, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao avanço da bioeconomia. Ele destacou o ineditismo do espaço: “Esta é uma zona única. Em nenhuma outra COP houve um espaço dedicado exclusivamente ao empreendedorismo. Todos os biomas estão representados e entregamos aqui o melhor do empreendedorismo brasileiro”, observou Magno, acompanhado de Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae no estado.

A En-Zone também foi palco da entrega do título honorário de “Cidadão de Belém” ao presidente Décio Lima. O reconhecimento foi concedido pelo vereador Cleoson Souza da Silva, conhecido como Bieco.

Ser acolhido por Belém desta forma reforça ainda mais nosso compromisso com a Amazônia e com quem vive e empreende aqui. Esta cidade é um farol na agenda socioambiental para o Brasil e o mundo. Décio Lima, presidente do Sebrae

A En-Zone reúne trilhas de conteúdo, demonstrações tecnológicas e iniciativas voltadas à transição energética, economia verde, inovação e modelos de negócios regenerativos, com foco nos pequenos negócios e nas comunidades amazônicas. Entre as atrações, estão a Loja Brasil Biomarket, com produtos de pequenos negócios da bioeconomia; a Casa Pará, área de convivência, praça de alimentação, Media Hub e apresentações culturais. O espaço é uma realização do Sebrae/PA, com a Claro como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

SERVIÇO

En-Zone | Espaço de Empreendedorismo da COP30

Período: 10 a 21 de novembro

Horário: 16h às 22h

Local: Parque Urbano Belém Porto Futuro (Tv. Rui Barbosa, 200. Reduto – Belém-PA)

Acesso: gratuito, mediante cadastro neste link ou diretamente na entrada do espaço

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui