O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira, dia 23 de abril de 2025, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), visando avaliar a formação dos médicos no Brasil.

A prova passa a ser obrigatória para os estudantes de Medicina do último ano, avaliando a qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino espalhadas pelos Brasil. O exame também servirá como uma espécie de seleção para programas de residência.

O primeiro Enamed acontecerá em outubro de 2025, será aplicado para alunos do último ano de medicina, a participação é obrigatória.

Como funcionará?

Segundo o MEC, as inscrições para o Enamed devem ser abertas no mês de julho. O Enamed terá como base a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame atenderá a dois públicos específicos:

  • Estudantes de medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare); e

Leia também: Encceja 2025: inscrições já começaram e vão até o dia 2 de maio

  • médicos com interesse em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed no período a ser estabelecido no edital do Exame.

Os resultados da prova serão divulgados em dezembro, para utilizar os resultados do Enamed no Enare será se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição (exceto em caso de isenção). 

Leia também:

Objetivos do Enamed

Confira abaixo os objetivos do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica:

  • Avaliar da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
  • Apoio à melhoria dos cursos: aprimoramento dos cursos de Medicina.
  • Aprimoramento da seleção para a residência médica: o Enamed visa unificar a avaliação do Enade e a prova objetiva do Enare.
  • Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): garantir que os futuros médicos estão preparados.

Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias!  Veja como Clicando Aqui!

O post Enamed: Conheça a prova obrigatória para estudantes de medicina apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil