Gestores e técnicos de todas as regiões do país costuraram um conjunto de ações estratégicas para os dois próximos anos durante o Encontro Nacional da Rede de Turismo do Sistema Sebrae, realizado de 26 a 28 de março, em São Luís (MA). O trabalho reuniu cerca de 70 profissionais do Sebrae, mas também foi prestigiado por dirigentes da instituição no Maranhão, representantes do trade turístico e autoridades, incluindo o governador do estado, Carlos Brandão, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Um dos focos principais da agenda foi a estruturação e comercialização de produtos e roteiros turísticos, por meio dos projetos executados pelo Sebrae, a exemplo do Agente de Roteiros Turísticos (ART), que atuam desenvolvendo e diversificando a oferta em alinhamento com as demandas do mercado. Em outra frente, o encontro trabalhou estratégias de inserção dos pequenos negócios no turismo internacional, com previsão de promoção em eventos, fantours (visitas de familiarização promovidas junto a operadores de turismo) e outras ações de divulgação.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, levou a equipe técnica da agência para debater estratégias que tragam cada vez mais turistas estrangeiros ao país. Ele participou da agenda em dois momentos, quando ressaltou a potência do setor para uma transformação da economia nacional, do modelo de desenvolvimento do Brasil e da geração de renda.

Por isso, nosso trabalho conjunto, com o Sebrae, é essencial. O turismo é para o século 21 o que o petróleo foi para o século 20. Mas com enorme diferença. O turismo é sustentável, gera muito mais emprego e renda e é atividade necessária para garantir a permanência do planeta.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Freixo citou ainda o recorde de 6,7 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em 2024, que deixaram no país U$ 7,3 bilhões.
O encontro também foi palco para articulações político-institucionais importantes. Além do governador Carlos Brandão, estiveram na agenda a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo; o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos; e representantes do trade turístico. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo; o diretor-técnico Mauro Borralho e a diretora de dministração e finanças Édila Neves também participaram do encontro.
“Essa ampla participação de atores de diferentes instituições no nosso encontro demonstra uma sinergia enorme e uma compreensão do potencial do turismo de maneira estratégica para os territórios, em particular, mas para o país, de forma geral”, aponta Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae Nacional.
Além dos debates sobre ações, metodologias e estratégias, os participantes do encontro fizeram duas visitas técnicas: no Quilombo Liberdade, em São Luís, e no povoado de Barreirinhas chamado Bar da Hora, onde o Sebrae apoia uma experiência de turismo de base comunitária reconhecida nacionalmente.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui