O público-alvo e a persona se tratam de duas maneiras de conhecer melhor o seu cliente, ou seja, as pessoas que compram e se interessam pelos seus produtos e serviços.
E para que as estratégias de marketing digital de uma empresa tenha sucesso, é essencial conhecer muito bem que é o seu cliente e quais são as suas características e comportamentos.
Afinal de contas, as ações de marketing serão direcionadas justamente para essas pessoas.
E para que não ocorra nenhuma falha no investimento feito, entender sobre o público-alvo e a persona e suas diferenças é fundamental.
Esses dois elementos estão presente no dia a dia dos setores de comunicação e vendas, e com uma boa análise, é possível alavancar as vendas e preparar um relacionamento totalmente eficiente e que garanta a fidelização de clientes!
E se você tem um comércio, indústria de caixa d’água 5000 litros ou prestadora de serviços, entre outros, e quer entender mais sobre os dois conceitos, nós preparamos este post exclusivamente para você.
Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?
O que é público-alvo?
Basicamente, o público-alvo é a definição das pessoas que vão consumir o seu produto ou serviço.
Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é necessário saber quem é o seu público-alvo, uma vez que as ações serão direcionadas para ele.
Normalmente, o público-alvo traz informações como:
- Idade;
- Profissão (gerente de uma empresa de ácido fosfórico, por exemplo);
- Estado civil;
- Região;
- Gênero; entre outros.
No entanto, nos últimos tempo as estratégias focadas em públicos-alvo tem caído em desuso.
Isso, pois, com o novos hábitos de consumo, é necessário ter uma percepção do cliente ainda mais precisa para que as campanhas sejam mais eficientes.
Veja abaixo um exemplo de público-alvo:
“Mulheres, com idade entre 15 e 35 anos, com ganhos entre 1 a 2 salários mínimos, moradoras da capital de São Paulo”
O que é a persona?
Já a persona tem se mostrado como uma solução inovadora para definir as necessidades do cliente.
Basicamente, a persona (ou buyer) é um perfil fictício do cliente ideal de uma empresa.
Em outras palavras, é a representação características em comuns dos seus clientes.
A persona traz detalhes mais específicos que o público-alvo, e isso faz com que a empresa tenha uma visão mais focada e segmentada.
Abaixo, veja algumas informações presentes na persona:
- Um nome fictício;
- Uma breve história da persona;
- Estilo de vida;
- Hobbies;
- Motivações;
- Hábitos de compra (como um teclado de membrana, entre outros);
- Necessidades e dores;
- Redes sociais favoritas; etc.
Veja a seguir um exemplo de persona: “Nadir tem 40 anos, trabalha como auxiliar de RH no centro do Rio de Janeiro, concluiu a faculdade e ganha R$ 2 mi por mês.
Gosta de comprar revistas diariamente e ler notícias sobre a sua novela.
É casada e possui 1 filho que está no ensino fundamental.”
Agora que você já sabe sobre a diferença entre o público-alvo e a persona, o que acha de começar o seu planejamento e entender melhor o seu cliente? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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Fonte: Jornal Contábil
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