Imagem por @armmypicca / freepik

Se tornar um profissional de contabilidade é o objetivo de muitos jovens  que começam seus estudos na área contábil, porém, para se profissionalizar é preciso realizar a prova do CFC.

A prova do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é obrigatória para que técnicos e contadores possam exercer as suas funções profissionais.

Acompanhe este artigo até o final e entenda como funciona a prova do CFC para técnicos e contadores.

Boa Leitura!

Prova do CFC para contadores

Contadores e técnicos em contabilidade devem realizar o exame de suficiência do CFC, essa prova é aplicada duas vezes por ano e ela tem a finalidade de comprovar que esses estudantes estão aptos a exercerem suas atividades.

Para se tornar um contador é preciso realizar o Curso de Ciências Contábeis (nível superior), o curso tem duração média de 4 anos (8 períodos).

No último ano do curso o estudante já pode realizar a prova do CFC, ela é aplicada duas vezes por ano, veja uma definição do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Goiânia para prova:

  •  “O Exame será aplicado duas vezes ao ano, em todo o território nacional, sendo uma edição a cada semestre, em data e hora a serem fixadas em edital”;
  •  “O candidato será aprovado se obtiver, no mínimo, 50% dos pontos possíveis. A aprovação em Exame de Suficiência, como um dos requisitos para obtenção ou restabelecimento de registro em CRC”.

Prova para técnicos de contabilidade

Os técnicos em contabilidade podem realizar o exame de suficiência (prova do CFC) após a conclusão do curso, o curso para formação de técnicos dura em média 2 semestres (12 meses).

Assim como o exame para contador, a prova do CFC para técnicos também é aplicada duas vezes e é importante se preparar para realização este teste.

É necessário estar preparado para realizar a prova, já que é preciso obter no mínimo 50% dos pontos possíveis para alcançar a aprovação.

Finalidade do exame

Seja para técnicos ou contadores, a aprovação na prova do Conselho Federal de Contabilidade é motivo de festa para os profissionais da área contábil, porém, é preciso entender a sua finalidade.

A prova do CFC tem o objetivo de possibilitar que os estudantes consigam a obtenção ou restabelecimento de registro em CRC.

Portanto, os estudantes devem se preparar adequadamente para realizar o seu exame de suficiência, é preciso calma. Se prepare da melhor maneira para se tornar mais um profissional da contabilidade brasileira.

Aproveite a sua oportunidade, se organize e faça uma boa prova.

O post Entenda como funciona a prova do CFC para técnicos e contadores apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui