Algumas empresas (conforme o seu regime tributário) podem optar pela escrituração contábil (ou contabilidade) ou pelo livro caixa, para realizar o registro de todas as entradas e saídas da empresa.
Ambos documentos servem para prestar contas ao fisco, mas não só isso, são documentos que vão auxiliar os gestores de uma empresa na tomada de decisão. Portanto, escolher entre um e outro pode ser uma decisão difícil.
Nos próximos tópicos deste artigo vamos te apresentar informações que vão te ajudar a decidir qual é a melhor opção para sua empresa, Escrituração Contábil ou Livro Caixa.
O que é o Livro Caixa?
Para contextualizar nosso artigo, explicaremos primeiramente o que é o livro caixa. O Livro Caixa é um documento destinado a realizar o registro das entradas e saídas de uma empresa.
Nele são registrados todos os recebimentos e pagamentos feitos em dinheiro, cheque e transferência, como contas de água, energia elétrica, telefonia, além de compras e outros diversos materiais.
O livro Caixa auxilia no gerenciamento financeiro e pode ser feito por profissionais liberais, além de empresas optantes pelo Simples Nacional e Lucro Presumido.
Escrituração contábil
É por meio da escrituração contábil, ou contabilidade, que uma empresa poderá passar por um gerenciamento melhor. Afinal, por meio dos registros realizados na contabilidade é possível acompanhar e manter o controle de todo patrimônio de um empreendimento.
As pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional, podem optar pela escrituração contábil, ou livro caixa.
Ao escolher a contabilidade, a empresa terá mais informações, que poderão ajudar o empreendimento a prosperar.
Os empreendimentos que optarem pela contabilidade, deverão apresentar também o Balanço Patrimonial, demonstração de fluxo de caixa (DFC) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Livro caixa ou escrituração contábil?
Abaixo apresentaremos algumas das vantagens da escrituração contábil para você tomar a melhor decisão:
- Acesso facilitado a financiamento e empréstimos;
- Poderá participar de licitações;
- Poderá requerer Recuperação Judicial, conseguindo os benefícios da falência;
- Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados;
- O registro contábil dispõe de todas as informações, sejam referentes às receitas, despesas, indicadores econômicos ou financeiros, para auxiliar na tomada de decisões.
O Livro Caixa como a contabilidade são instrumentos cuja finalidade é prestar contas ao fisco, auxiliar o gestor a gerenciar sua empresa e entender melhor os assuntos contábeis do negócio.
Utilize as informações que mostramos acima e decida qual é a melhor opção para sua empresa.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Escrituração contábil ou livro caixa? Saiba qual é a melhor opção! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui