Corresponde as práticas ambientais, sociais e de governança de uma Organização.
O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. Pacto Global – Rede Brasil
Em 02/02/2024 fui convidado pela Rede Linkedin, para dar possível e pequena contribuição para o tema e pergunta abaixo:
Você está procurando reduzir a pegada de carbono da sua empresa. Como você pode começar?
Para isso a Rede trouxe seu conteúdo sobre o tema em 7 tópicos (abaixo), propondo que convidados por ela, contribuam complementando e compartilhando seus conhecimentos.
Para o tema, a Rede elencou e comentou 7 tópicos:
- Avalie seu impacto atual
- Adotar políticas e procedimentos ecológicos
- Mudar para alternativas verdes
- Automatize e otimize seus processos
- Envolva e eduque seus stakeholders
- Monitore e relate seu progresso
- Veja o que mais considerar
Chamou-me a atenção, o conteúdo destacado para o tópico 5, reproduzo:
“O quinto passo é engajar e educar suas partes interessadas, como seus funcionários, clientes, fornecedores e investidores, sobre suas iniciativas e benefícios de contabilidade verde. Você pode comunicar sua visão, metas e conquistas por meio de vários canais, como boletins informativos, relatórios, sites ou mídias sociais. Você também pode fornecer treinamento, incentivos e feedback para incentivar e recompensar sua equipe por sua participação e contribuição. Além disso, você pode colaborar com seus parceiros e colegas para compartilhar as melhores práticas e aprender uns com os outros”.
Minha pequena contribuição para tema, complementando o tópico 5:
“Uma alternativa criativa é a de se valer também da transformação digital e de seus impactos em uma nova cultura da Organização, inserindo na Jornada de Sustentabilidade Ambiental, conteúdos específicos para capacitação das Pessoas, em especial a capacitação digital, que também atendam ao Propósito da redução e/ou eliminação na emissão de carbono.”
TIME ASPR: ATENÇÃO E PRÁTICA DO TEMA ESG
Em 02/08/2023 em artigo para o BLOG DA ASPR, demos o título:
“ASPR busca soluções, se conectando com Associações:
As Associações aqui referidas, são: Abrafiltros, Abióptica e ABES – Software
Reproduzo um dos destaques do artigo:
“Dentre os muitos produtos e serviços oferecidos por estas três Associações, um que vale a pena destacar, comum às três, são os seus Programas voltados para o “E” do ESG, ou seja, para o atendimento das demandas ambientais de suas Associadas, em especial para o cumprimento da Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.”
Para ter o artigo na íntegra, acesse aqui
CONCLUSÃO
Com base no oportuno e relevante tema trazido pela Rede Linkedin e por uma real importância dada ao tema pelo Time ASPR, conclui-se que a sustentação financeira, a sustentabilidade e uma maior perenidade de qualquer Organização, passam obrigatoriamente por ações e execuções efetivas de práticas ESG.
Artigo escrito por Ary Silveira Bueno – Fundador e Diretor da ASPR
O post ESG: Environmental, Social and Governance apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui