O Governo do Estado apresentou o projeto de requalificação urbanística do Complexo da Mangueira, na Zona Norte do Rio, em audiência pública nesta sexta-feira (17/12).
Com orçamento de 500 milhões de reais, o plano atende às antigas necessidades dos moradores, incluindo melhorias nas áreas de infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana.
O projeto prevê a construção de dois planos inclinados que vão ligar as ruas de Visconde de Niterói e São Luiz Gonzaga ao ponto mais alto da comunidade, conseguindo uma ligação de qualidade entre os modais ferroviário e rodoviário.
Inclui ainda ruas abertas e a construção de cerca de 400 unidades habitacionais, além de praças, escola de Ensino Médio, biblioteca parque e três creches.
Executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras e com recursos do leilão da Cedae, o pacote inclui a criação de um boulevard cultural para homenagear grandes figuras da Mangueira, como Cartola e Nelson Sargento.
O governador, Cláudio Castro, afirmou que: “Vamos levar mais qualidade de vida para os moradores e trabalhar para reforçar a importância da comunidade por meio da homenagem a seus baluartes, como Cartola e Nelson Sargento. Além de dar condições de vida digna ao povo da Mangueira, vamos atrair mais turistas para a comunidade, fazendo a roda da economia girar e criando novos empregos”.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Max Lemos, a proposta da audiência pública, realizada na quadra da Estação Primeira de Mangueira, foi mostrar as intervenções planejadas e ouvir a opinião dos moradores sobre o projeto.
“A participação da comunidade na audiência pública é essencial para a construção de um projeto que atenda às demandas atuais e possa garantir a melhoria da qualidade de vida da população. Já estamos com o projeto planilhado e orçado, mas precisávamos ouvir os anseios da comunidade com toda a transparência possível”, destacou o Secretário.
Obras atrasadas há anos
Para Edivaldo Vicente Gomes Junior, o Junior Mangueira, presidente da Associação de Moradores do Complexo da Mangueira, essas obras são aguardadas pela comunidade há muitos anos.
Ele lembrou que a última intervenção foi em 1994.
Junior Mangueira ainda explicou que, “Será um momento de grande alegria para a comunidade, porque estamos há muitos anos sem melhorias. Os moradores estão precisando de obras que levem saneamento básico, urbanização e áreas de lazer”.
O post Estado anuncia plano de requalificação urbanística no RJ apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui