Divulgação/Nubank

Recentemente, diversos clientes do Nubank começaram a relatar que foram vítimas de algum golpe, ao perceberem que o dinheiro depositado havia sumido da conta. Quando as situações eram analisadas “mais de perto”, foram notadas contratações de empréstimos não solicitados pelos titulares, bem como transfêrias via PIX que não eram reconhecidas pelos mesmos. 

O número significativo de casos que informaram o crime fraudulento, fez com que  o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), questionasse a Fintech, sobre falhas na segurança. Vale lembrar que a Nubank ocupa uma posição entre as maiores empresas do segmento referente a prestação de serviços financeiros. 

Diante do cenário negativo, para dizer o mínimo, as reclamações vieram de todos os lados, sendo registradas no próprio aplicativo, no site Reclame Aqui, e como de costume, nas redes sociais. Dentre as principais queixas, diversos comentários de clientes tinham um caráter crítico, apontando falhas de segurança no aplicativo, e falhas na verificação da plataforma. 

Em notificação, o Idec pediu ao Nubank maiores explicações sobre os acontecimentos, sobretudo, detalhes pela ausência de medidas preventivas. Além disso, o instituto ainda solicitou que a fintech apresentasse informações sobre como está lidando com a situação dos usuários afetados. 

Resposta da Nubank

Ao ser questionada pelo instituto, a Nubank reforçou que tem grande compromisso com a proteção de clientes, e salientou ter sistema de vigilância constante. A fintech diz que a ocorrência dos golpes não dizem respeito a falhas na segurança, mas sim de uma prática criminosa que ficou conhecida como “fraude de golpe do acesso remoto”. 

Anteriormente, a fintech já havia alertado sobre o referido golpe, que consistia no acesso dos golpistas a informações sensíveis da vítima, por meio de aplicativos piratas que eram baixados no celular. Nestas conjunturas, tudo indica que a fraude pode ocorrer com clientes de qualquer instituição financeira. 

Desta forma, a fintech recomenda que os usuários atualizem os aplicativos. Além disso, a orientação é sempre realizar downloads nas lojas oficiais (App Store ou Play Store). Além disso, em caso de suspeitas, o Nubank orienta que sejam seguidas todas as instruções do SOS Nu, plataforma de segurança e resolução de problemas. 

Vale reforçar que os canais de atendimento do Nubank funcionam 24hrs, portanto, podem ser contatados a qualquer momento. 

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Fonte: Jornal Contábil
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