A Lei do Código do Consumidor dá a possibilidade de reaver quantias gastas em compras canceladas. Entretanto, muitas pessoas não sabem ou não entendem como funciona a devolução do valor pago.
O estorno ocorre quando as compras são efetuadas através de um cartão de crédito, nesses casos o estabelecimento deve realizar a devolução do valor recebido.
Entenda o que é um estorno
Basicamente, o comprador que desejar reaver uma quantia gasta em uma compra online ou não, efetuada com o cartão de crédito poderá solicitar o cancelamento e o estorno do valor.
O estorno é entendido como valor devolvido por um estabelecimento. Normalmente, muitas solicitações de estorno acontecem quando a compra é realizada pela internet, mas nada impede que o cancelamento de compras físicas sem estonardas também.
Legislação do consumidor
Conforme a legislação, o consumidor tem direito ao arrependimento de compra. O art.49. Prevê que o comprador tem até 7 dias, a contar do ato de compra ou do recebimento do produto, para desistir da transação.
Caso o comprador deseje desistir de uma compra no prazo de sete dias, o estabelecimento deve conceder a devolução do dinheiro ou do valor pago pelo cartão via estorno.
Não é necessário apresentar motivos para a desistência se o período de reflexão ainda estiver em vigência.
Em muitos casos, alguns estabelecimentos se opõe a devolução alegando que o produto foi violado por não estar lacrado na embalagem. Entretanto, conforme divulgado pela plataforma do TJDF, resistências como esta violam a legislação vigente no Código do Consumidor.
O CDC incorre sobre o produto, isto é, o Direito ao Arrependimento atua sobre o produto em questão e não sobre a caixa ou embalagem.
Como é feita a solicitação de estorno
Caso o cliente desista da compra, basta efetuar a solicitação no estabelecimento onde a compra foi realizada.
Em casos de fraude, onde o cartão foi utilizado por um terceiro para realizar uma compra ou transação indevida é preciso entrar em contato com a operadora de crédito que te presta serviço.
No caso de desistência de compra, solicite o cancelamento na loja de origem. Assim que houver a confirmação do cancelamento, o próprio estabelecimento se encarregará de solicitar ao operador da máquina de cartão para que repasse o requerimento de devolução para a operadora do cartão.
Se o estabelecimento se negar a estornar uma compra o consumidor deverá entrar em contato com a própria operadora do cartão de crédito. Assim, será possível reunir toda a documentação exigida para requerer a devolução.
Outros casos onde o estorno pode ser solicitado
É possível solicitar o estorno em casos onde a compra demorou mais do que o tempo estimado para ser entregue, ou quando o produto chega danificado.
Quando a compra é feita online e antes de chegar o comprador solicitar o cancelamento, cabe ao cliente não receber a entrega do produto em caso de arrependimento.
O estorno pode ocorrer em casos de cobrança indevida ou duplicada, ou quando o item não corresponde ao anunciado durante a compra.
O post Estorno de cartão de crédito: entenda o que isso significa apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui