Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu, na tarde de hoje (03), uma turma de estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB), para um tour pela sede do Conselho e seus departamentos, a fim de terem mais contato com o trabalho desenvolvido pela entidade e com a profissão que vão exercer no futuro.
O grupo era composto de universitários de diferentes períodos do curso, entre calouros e veteranos próximos da graduação, acompanhados pelo professor Edmilson Soares Campos. Eles visitaram os espaços do CFC, como a plenária, a biblioteca, e o museu, e tiveram momentos para dialogar com profissionais que atuam na sede sobre as diferentes frentes que o órgão trabalha e a importância do registro profissional junto ao Conselho.
Uma das paradas do passeio foi no gabinete do presidente do CFC. Lá, eles foram recebidos pelo presidente em exercício, Joaquim Bezerra, que compartilhou com os estudantes a sua história na Contabilidade e sua forte atuação no movimento estudantil em seus tempos de universitário.
Na conversa com os visitantes, o vice-presidente reforçou a importância do profissional contábil para a sociedade e o país. “A contabilidade é uma ciência humana, não exata. Que lida com pessoas, e não só com processos. Que é a protetora da informação, que garante a confiabilidade. Sem informações confiáveis, não temos empresas confiáveis. E sem empresas confiáveis, não temos uma sociedade confiável”, disse aos estudantes.
Joaquim também os aconselhou sobre a jornada profissional. “Vocês vão encontrar um universo na profissão, quando se formarem. Poderão escolher a carreira de professor, auditor, consultor empresarial, planejador tributário, consultor de negócios, e muitas outras carreiras. O mercado é amplo. Mas o que quer que vocês escolherem, é essencial que sempre tenham em mente a ética. Pois não importa o quanto nos esforçamos para construir uma carreira próspera, apenas uma ato aético pode destruir tudo rapidamente”, declarou. Ao final, ele presenteou o grupo, em nome do CFC, com um livro que conta a história dos 75 anos de criação dos Conselhos de Contabilidade.
Aime Gobbi, aluna do segundo semestre, saiu inspirada da visita. “Além de achar o prédio lindo, achei muito interessante o quanto os profissionais que nos receberam reforçaram a questão da ética e do orgulho da profissão. Pra mim foram as coisas mais relevantes, e me deram orgulho da minha escolha. Senti que conhecer esse espaço nos engaja mais enquanto estudantes”, afirmou a jovem.
Mais próximo de se formar, o aluno Jonathan Albuquerque, do décimo primeiro semestre, também saiu satisfeito do momento no CFC. Ele é presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis, e foi o principal articulador da visita. “Acho muito importante que os estudantes de Ciências Contábeis conheçam mais sobre a instituição responsável por tratar de todas as normativas e regras que fazem a contabilidade funcionar no Brasil. E compreendam que este é um trabalho muito importante para o país, que requer muita ética e seriedade da nossa parte, futuros profissionais”, comentou.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui