A 13ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria, promovida pelo Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, se iniciou hoje (27) e teve como um dos destaques da programação o Painel de Líderes – Governança e Desenvolvimento Sustentável.
Juliana Rosa, Raul Corrêa, Marcelo Cioffi, Eduardo Camillo Pachikoski, Claudia Pitta, Carlos Pires.
Participaram como painelistas: Carlos Pires, sócio-líder de auditoria da KPMG no Brasil e América do Sul; Claudia Pitta, membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Eduardo Camilo Pachikoski, presidente da PP&C; Marcelo Cioffi, membro do Comitê Executivo e sócio-líder de mercados e clientes da PwC; e Raul Corrêa, presidente da BDO.
Corrêa abriu sua fala reforçando a necessidade de se conhecer a cultura organizacional da empresa diante da mudança de contexto social do mundo na atualidade. “O grande ponto é a transparência. Precisamos ficar vigilantes e cumprirmos o nosso papel dentro da estrutura de governança. O auditor independente precisa estar próximo ao cliente para conhecer sua estrutura”, recomendou..
Pires, por sua vez, falou sobre transformar a cultura ética em ações práticas através de uma formação e uma educação de ética mais robusta para incorporá-la ao dia a dia. “O exercício dos princípios éticos tem de vir do berço, mas, além disso, precisa ser vivenciado rotineiramente independentemente do que o ambiente apresente”, pontuou.
“Muitas vezes, temos que entender que aquele ambiente não é para nós. A cultura de negócios da empresa pode ser diferente dos nossos princípios e valores. Seria interessante que o profissional, ao se desligar daquele ambiente, deixasse claro o motivo em vez de citar apenas um salário melhor, um benefício a mais, pois esse tipo de feedback pode ser utilizado para melhorias”, finalizou Pires.
Já Pitta apresentou a 6ª edição do Código de Melhores Práticas de Governança do IBGC, dando ênfase à interdependência entre as organizações e as realidades em que elas estão inseridas, sejam elas econômica, social ou ambiental, e à importância da diversidade e pluralidade nas organizações de governança.
O conflito de interesses também foi ponto de sua apresentação: “Muitas vezes, não nos atentamos ao conflito de interesses, por esse ser um tema de maior atenção no setor público, mas também existe no setor privado e precisamos saber lidar quando essas situações aparecem”, enfatizou. “Ética se aprende, mas muitas vezes se desaprende dependendo do ambiente de negócios em que estamos inseridos. Reforçamos que o comportamento ético é o que viabiliza a nossa sobrevivência como pessoas e empresas”, finalizou.
Pachikoski, por sua vez, comentou sobre a avaliação de riscos ao aceitar um cliente, checando os mecanismos de controles internos de maneira a verificar se não há instrumentos de distorção, se a empresa e os diretores não possuem histórico de infrações éticas e se há uma cultura de estímulo ao descumprimento de regras. Ele também falou sobre a prática do estabelecimento de metas, que deve ser muito bem pensada e passada pelos acionistas sob pena de eles estarem levando para dentro de sua empresa problemas de governança.
Cioffi avaliou o cenário de sustentabilidade das empresas, que vai além do meio ambiente, passando pela transformação do ambiente de negócios e pela integração total do ESG. “Quando o CEO pensa em sustentabilidade, ele não está só interessado, por exemplo, no volume de chuvas que pode vir a inundar sua produção, ele se preocupa com a disponibilidade de matéria-prima, uma vez que já estamos utilizando mais recursos do que o planeta consegue repor; ele se preocupa com a desigualdade social, porque esta é um limitante no que diz respeito à contratação de mão de obra e do próprio mercado consumidor, o que torna difícil a empresa a ser sustentável ao longo do tempo”, explicou.
O post Ética e governança foram tema de painel da conferência do Ibracon apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui