Imagem por @nomadsoul1 / freepik

Empresas têm que cumprir diversas obrigações principais e acessórias, as obrigações principais são basicamente o pagamento de tributos e taxas, já as acessórias são declarações com diversas finalidades.

Porém, as obrigações dependem do regime tributário de uma empresa, porém, será que existem obrigações acessórias comuns a todos os regimes tributários? Responderemos neste artigo.

Acompanhe os próximos tópicos e saiba se existem obrigações acessórias comuns a todos os regimes tributários.

O que são regimes tributários?

Ao abrir uma empresa é preciso optar por um regime tributário, essa é uma escolha muito importante, afinal, o regime de tributação escolhido é o que definirá se a sua empresa pagará menos ou mais tributos.

Essa é uma escolha muito importante, escolher o regime tributário incorretamente pode fazer com que o seu empreendimento seja prejudicado, é preciso realizar um planejamento tributário para avaliar a melhor opção.

Os regimes tributários para as empresas brasileiras são os seguintes:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Além de definir os tributos a serem pagos, os regimes tributários também definem quais são as obrigações acessórias que as empresas devem cumprir.

Existem obrigações acessórias comuns a todos os regimes tributários?

Como citamos anteriormente, existem diversas obrigações acessórias e quais declarações a sua empresa será obrigada a apresentar, depende do seu regime de tributação.

Entretanto, a resposta para este tópico é que sim, existem obrigações acessórias comuns a todos os regimes de tributação.

Veja quais são as principais obrigações acessórias comuns a todos os regimes tributários:

  • Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI);
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb);
  • Escrituração Contábil Digital (ECD) – Obrigatória para o Lucro Real e Lucro Presumido e facultativa para o Simples Nacional;
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF); 
  • Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).

Essas obrigações acima são obrigatórias para todos os regimes tributários, todas as pessoas jurídicas têm essas obrigações em comum e devem se atentar ao cumprimento das mesmas.

Conclusão

A obrigações acessórias podem variar dependendo do regime tributário de uma empresa, saber escolher como um empreendimento será tributado é fundamental para manter a saúde financeira de uma empresa.

Realizar um planejamento pode salvar um empreendimento, antes de escolher entre Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional, se organize e veja qual regime apresenta mais vantagens para o seu negócio.

Apesar de as obrigações acessórias mudarem conforme o regime de tributação, existem sim, obrigações acessórias comuns a todos os regimes tributários.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Existem obrigações acessórias comuns a todos os regimes tributários? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui