Heloa Amarante, de 16 anos, moradora do município de Macaíba (RN), está no primeiro ano do Ensino Médio. Por ter se destacado durante o Projeto Escalada, do Sebrae, ela participa da Experiência Escalada, em Brasília, até quinta-feira (11). Juntamente com outros 11 alunos e quatro professores, a estudante superou mais de 7 mil estudantes de todo o país que participaram da jornada gamificada, com acesso a trilhas de aprendizagem rápida com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras.

“Acreditar nos alunos transforma vidas”, afirma o professor Erinaldo Bezerra

“O Escalada para mim foi um recomeço. Estava em um momento de não saber o que queria para o meu futuro. Foi então que o meu professor Erinaldo, que me deu aula no 9º ano, me convidou a mergulhar nessa experiência”, conta Heloa. “O Escalada me impulsionou a alcançar coisas que nunca imaginava, como vir para Brasília. Minha família e eu nos emocionamos bastante porque, de onde vieram, meus pais não tiveram tantas oportunidades e hoje eu posso viver coisas extraordinárias e incentivá-los a acreditar que podemos sim viver coisas incríveis”, completa a estudante.

O Escalada é um método para fortalecimento de competências empreendedoras, ancorado na plataforma escaladagame.com.br, onde estudantes têm acesso a trilhas de aprendizagem rápida e estimulados por meio de ferramentas de gamificação e animação de comunidades, mas que são interligadas. Os estudantes e professores participantes precisam cumprir desafios diversos até que cheguem na fase final.

“O Escalada me impulsionou a alcançar coisas que nunca imaginava, como vir para Brasília”, diz a estudante Heloa Amarante (centro), de Macaíba (RN)

A ideia é estimular o aprendizado contínuo, acessível e motivador, conectando teoria e prática por meio de trilhas progressivas de conhecimento. A plataforma promove a autonomia e o protagonismo juvenil ao incentivar ações presenciais, campanhas digitais, desafios práticos e acompanhamento de comunidades em uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente.

Foi isso que motivou o professor Erinaldo Bezerra, que teve outro aluno entre os finalistas: Antônio Emídio da Silva, de 63 anos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não conseguiu participar do encontro devido a uma cirurgia. “Acreditar nos alunos transforma vidas. Ver um aluno meu da EJA, como o seu Antônio Emídio, ganhar o evento, o Hackaton, e a minha ex-aluna conquistar a Semana Flash mostrou que quando se abre caminho, eles voam. Eles passam a se ver como protagonistas e eu sigo aprendendo com cada passo que a gente dá junto”, avalia o professor. “Saio com essa sensação de vitória, de ver que, enquanto professor, eu estou, de fato, influenciando as vidas daqueles que passam por mim”, continua.

No Escalada, estudantes têm acesso a trilhas de aprendizagem rápida e estimulados por meio de ferramentas de gamificação e animação de comunidades

Paulo Ventura, analista de Educação Empreendedora do Sebrae, está acompanhando os participantes durante os três dias da Maratona Maker. Na abertura do encontro, ele ressaltou o impacto que a iniciativa pode trazer para o futuro dos alunos. “Vocês são os primeiros de muitos dessa experiência. A educação empreendedora tem o objetivo de emancipá-los. A partir desse conhecimento, vocês conseguem fazer o que vocês quiserem, tendo suas próprias ideias, olhando para as coisas que incomodam e tentam resolvê-las. A ideia é que possam olhar para o mundo e ver que vocês podem mudar alguma coisa”, destacou.

Fonte: SEBRAE
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